UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
17/08/2010 - 18h12

Renato Gaúcho sinaliza sequência do 3-6-1, mas promete Grêmio ofensivo

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

O técnico Renato Gaúcho gostou do desempenho do Grêmio na vitória contra o Goiás, no último domingo. Por isso, o treinador indicou, em entrevista coletiva, a sequência do sistema 3-6-1. No entanto, a ideia é um time ofensivo, atacando com seis jogadores. Segundo ele, não faz diferença a formação, mas como os jogadores se comportarem em campo.

"O pensamento do Grêmio é sempre buscar a vitória, independente do esquema. As vezes você joga com 4-3-3, 3-5-2 ou 4-5-1 e não faz diferença. O que conta é a quantidade de jogadores que cheguem na frente. Nos meus times eu sempre quero atacar com seis jogadores", garantiu Renato.

No Bahia, Renato adotava essa ideia tática e obteve sucesso. O treinador ainda revelou que foi "copiado" por outros comandantes de campo.

"Eu aprendo muitas coisas, mas eles aprendem comigo também. Eu escalava um sistema que surpreendia todo o mundo, depois vi cinco times usando a mesma formação na Série B. Se eu tiver que copiar o esquema de alguém, vou copiar, mas os esquemas que eu monto eu gosto bastante", disse o técnico.

Eu aprendo muitas coisas, mas eles [outros técnicos] aprendem comigo também.

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio

Sem vencer fora de casa no Brasileiro, o Grêmio carrega este estigma desde a temporada passada. Sem comentar o momento anterior, o técnico espera resolver este problema.

"As vitórias fora de casa são fundamentais para quem almeja algo mais no Campeonato Brasileiro. Não vou falar do ano passado ou até então porque eu não estava aqui. Em casa você precisa fazer o 'dever de casa' e buscar vitórias fora também é fundamental. Tiramos um peso quando ganhamos do Goiás, agora vamos buscar conquistar três pontos longe de casa", garantiu Renato.

Vou passar meu DVD para eles [jogadores] e levar no memorial. Vai ser que nem travesseiro, dormir com meu DVD

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio

No final da coletiva, em tom de brincadeira, Renato lembrou os tempos de jogador. "Vou passar meu DVD para eles [jogadores] e levar no memorial. Vai ser que nem travesseiro, dormir com meu DVD", disse se referindo aos momentos como atleta pelo Grêmio.

O segundo período de treinamento gremista nesta terça-feira teve cunho físico. Vilson e Gilson, que seriam apresentados, não foram devido a falta de documentos. Depois que o elenco retornar de Fortaleza, os jogadores serão devidamente oficializados no time tricolor.O embate diante do Ceará está marcado para sábado, às 18h30, no Castelão.

 

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host