UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
18/08/2010 - 18h17

Cuca quer Cruzeiro empatando menos no Brasileiro para disputar título

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Cuca diz que empate pode não ser bom negócio no Brasileirão

    Cuca diz que empate pode não ser bom negócio no Brasileirão

Contra o São Paulo, domingo passado, no Morumbi, o Cruzeiro perdia por 1 a 0, virou o jogo, mas cedeu a igualdade, aos 45 min do segundo tempo. Foi o sexto empate do time celeste no Campeonato Brasileiro, que só perde, neste quesito para o Palmeiras, com sete. O Fluminense, líder do certame e time que mais venceu – 10 vezes –, empatou apenas duas vezes.

O Cruzeiro não está sozinho na segunda colocação dos times que mais empataram no Brasileirão. A equipe celeste divide essa posição com outros cinco participantes: Botafogo, Ceará, Guarani, Grêmio e Grêmio Prudente. O técnico Cuca acredita que uma equipe para ser campeão brasileiro não poderá acumular empates na competição.

“O campeonato de pontos corridos busca lá no fim quem foi o melhor para ser campeão e podem ter certeza que vai ser aquele que mais venceu fora, com a maior regularidade em casa, e que empatou menos. Não adianta. Você tem que buscar a vitória. Mas às vezes não dá certo e pelo menos você não perde”, comentou Cuca.

O treinador cruzeirense parece ter razão quando diz que em alguns casos o empate ajuda. O Atlético-MG, 18º colocado, com 13 pontos, é o time, entre os 20 participantes que menos empatou, apenas uma vez. O Atlético-PR, que abre a zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 14 pontos, só empatou duas vezes, mesmo número de Fluminense e Internacional, sétimo colocado.

Segundo Cuca, o empate pode se tornar um resultado aceitável em função das circunstâncias do jogo e nunca pela equipe ter entrado em campo com a disposição de segurar a igualdade. Ele considera que no jogo contra o São Paulo, apesar de o seu time ter cedido o empate no final, foi esse caso.

“Ninguém joga para empatar, mas o empate é do jogo também. Se você está perdendo, para ganhar o jogo o caminho é você buscar o empate, como a gente fez contra o São Paulo. Viramos o jogo, coube ao São Paulo empatar e buscar a vitória. Às vezes acaba o tempo e não dá para nenhum ganhar”, disse. “Não vejo os grandes entrarem para empatar. Lógico que tem jogos em que o empate é um bom resultado, mas são raros”, acrescentou.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host