UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
23/08/2010 - 07h11

Fora do G4, Cruzeiro contabiliza uma vitória nos últimos seis jogos

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Derrotado pelo Vitória, por 1 a 0, jogando como mandante nesse domingo, em Ipatinga, o Cruzeiro contabiliza apenas uma vitória em suas últimas seis partidas. Dos últimos 18 pontos disputados no Brasileirão, a equipe comandada por Cuca somou seis e venceu apenas o rival Atlético-MG. O aproveitamento de 33,33% nesse período é igual ao que o Grêmio, que está na zona de rebaixamento, tem em toda a competição.

Antes de perder para o Vitória, o Cruzeiro já havia desperdiçado outras duas chances para entrar no grupo de acesso à Copa Libertadores. Diante do São Paulo, a equipe celeste sofreu um gol nos minutos finais que decretou o empate em 2 a 2 no Morumbi. Já na rodada anterior, jogando em Ipatinga, o time de Cuca não conseguiu superar a defesa do Grêmio Prudente e empatou sem gols.

A única vitória nos últimos seis jogos aconteceu no clássico estadual contra o Atlético-MG. O time celeste venceu o arquirrival por 1 a 0 com gol de Wellington Paulista. Anteriormente, a equipe havia empatado com o Grêmio em 2 a 2, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e perdido para o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã.

Com 21 pontos, o Cruzeiro caiu para a oitava colocação e não poderá chegar ao grupo de acesso à Copa Libertadores na próxima rodada. Ainda há a possibilidade de o time celeste alcançar o G4 se vencer o Corinthians, na quarta-feira, em Uberlândia, porém quatro de cinco equipes precisam tropeçar. No entanto, Botafogo e Ceará, terceiro e quarto colocados, ambos com 24 pontos, se enfrentarão no Engenhão, na quarta-feira, e não poderão empatar.

Já situação oposta vale para Avaí e Internacional. Catarinenses, com 22 pontos, ocupam a quinta colocação, e receberão o campeão da Copa Libertadores, sétimo colocado com 21 pontos, em Florianópolis, na quarta-feira. O time gaúcho está à frente do Cruzeiro por maior número de vitórias. Mesmo critério que deixa o Santos em melhor colocação que o time celeste. Na próxima rodada, para o time de Cuca chegar ao G4, a equipe paulista não poderá vencer o Grêmio, em Porto Alegre, na quarta-feira.

Diante do único triunfo cruzeirense em seis partidas, os jogadores reconhecem que a equipe evoluir. Questionado sobre um possível baixo rendimento do meio-campo da equipe, o volante Fabrício rebateu. “Você acha que é só o meio de campo? Tem que melhorar tudo”, disse.

O zagueiro Edcarlos lamentou a derrota diante do Vitória, mas ressaltou que a equipe não pode se abater. “Infelizmente, não deu nada certo, mas futebol é assim. Não estamos satisfeitos, estamos chateados. Essa semana, trabalhamos forte e não conseguimos imprimir o ritmo ideal de jogo. Mas não pode abaixar a cabeça, time grande é isso e cada jogo é uma batalha”, afirmou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host