UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Wallace Teixeira/Photocamera

Gol de Júlio César (centro) manteve a invencibilidade do Fluminense no Brasileiro

23/08/2010 - 07h04

Invicto há 12 jogos, Fluminense pode igualar seu recorde na quarta-feira

Bernardo Coimbra
No Rio de Janeiro

O resultado de 2 a 2 com o Vasco, no domingo, no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, aumentou a invencibilidade do Fluminense na competição. O Tricolor, agora, está há 12 jogos sem perder: nove vitórias (Flamengo, Avaí, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Vitória, Santos, Atlético-MG e Atlético-PR) e três empates (Botafogo, Grêmio Prudente e Vasco), apenas um de igualar seu próprio recorde, que poderá acontecer na quarta-feira, contra o Goiás, às 19h30, no Serra Dourada.

INVENCIBILIDADE DO FLUMINENSE EM 2005

Fluminense 1 x 1 Goiás
Figueirense 1 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 2 Vasco
Atlético-MG 1 x 2 Fluminense
Fluminense 2 x 0 Fortaleza
Fluminense 2 x 2 Palmeiras
São Paulo 1 x 1 Fluminense
Fluminense 5 x 2 Paysandu
Cruzeiro 2 x 6 Fluminense
Coritiba 0 x 0 Fluminense
Fluminense 2 x 2 Flamengo
Fluminense 4 x 3 Santos
Internacional 2 x 2 Fluminense

No Campeonato Brasileiro de 2005, quando o Fluminense era treinado por Abel Braga, a equipe passou 13 jogos sem perder. O retrospecto, entretanto, foi “pior”: seis vitórias e sete empates.

A invencibilidade acabou na derrota para o Corinthians por 2 a 0, dia 5 de outubro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O lateral-esquerdo Gustavo Nery fez os gols dos paulistas.

Porém, o recorde, que poderá ser igualado na próxima quarta-feira, já era para ter sido quebrado há um bom tempo. Isso porque, em 2005, após a quinta partida de invencibilidade, o Fluminense acabou derrotado pelo Juventude por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

No entanto, por causa do escândalo envolvendo o arbitro Edílson Pereira de Carvalho na manipulação de resultados, a partida acabou sendo anulada e a invencibilidade do Fluminense prosseguiu por mais oito jogos.

Em 2005, apesar da invencibilidade de 13 partidas, o Fluminense, que chegou a brigar pelo título da competição e sonhava com uma vaga para a Libertadores 2006, caiu de rendimento na reta final e sequer assegurou classificação para a principal competição sul-americana.

No atual Campeonato Brasileiro, o Fluminense lidera com 33 pontos, dois a mais que o Corinthians. No total, em 15 rodadas, o Tricolor venceu dez, empatou três e perdeu duas. A equipe anotou 25 gols e sofreu 11.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host