UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
23/08/2010 - 17h19

Renato Gaúcho muda esquema tático e promove seis alterações no Grêmio

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

Em busca da formação ideal, o técnico Renato Gaúcho testou o Grêmio no 4-4-2 no treinamento desta segunda-feira. O comandante chegou a utilizar o 3-6-1 no início da atividade, mas alterou logo em seguida. O detalhe do sistema tático é o reforço no meio campo defensivo com três volantes. Ao contrário do que foi dito pela manhã, Fábio Rochemback foi liberado e esteve ao lado de Fernando e Willian Magrão na marcação.

O time que treinou a maior parte da atividade foi: Victor; Souza, Vilson, Rafael Marques e Lúcio; Fernando, Fábio Rochemback, Willian Magrão e Douglas; Jonas e Borges. Assim, o recém chegado Vilson já assumiu condição de titular no lugar de Ozeia. Lúcio entrou no lugar de Fábio Santos, Fernando obteve a vaga de Ferdinando e Fábio Rochemback entrou no meio campo.

Souza como lateral-direito também é novidade no Grêmio. O ex-são-paulino só havia atuado como ala em sistemas com três zagueiros.Borges no ataque completa a lista de seis alterações no time.

O técnico Renato Gaúcho deu atenção especial ao ataque. Durante alguns minutos, o técnico conversou em separado com o sistema ofensivo. Renato pediu para Douglas entrar mais na área, Borges jogar centralizado e Jonas se movimentar em ambos os lados do campo. As subidas dos laterais também foram enfatizadas no trabalho.

Para conseguir escalar este time, o Grêmio depende da CBF. O departamento de futebol trabalha incessantemente para publicar os nomes de Vilson e Lúcio no BID para que eles possam jogar. O acerto da questão burocrática é esperado para amanhã.

O Grêmio enfrenta o Santos na quarta-feira, às 22h, no Olímpico. O jogo marca a reedição da semifinal da Copa do Brasil, na qual o Grêmio venceu em casa, mas foi eliminado no placar agregado com a derrota na Vila Belmiro.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host