UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
24/08/2010 - 09h04

Palmeiras já faz sua terceira pior campanha nos pontos corridos

Renan Cacioli
Da Folhapress
Em São Paulo

Se depender do ritmo em que caminha no Campeonato Brasileiro de 2010, é bom o Palmeiras habituar-se à tediosa rotina de permanecer no limbo da competição. Nesta segunda-feira, o time encontra-se na 12ª posição, posto que lhe renderia no máximo uma vaga na próxima Copa Sul-Americana, torneio que o clube já disputa atualmente.

Quatro pontos separam a equipe do G4, o grupo dos classificados à Libertadores do ano que vem, e cinco o distanciam da zona do rebaixamento. Ou seja, o Palmeiras não sairá do lugar na rodada seguinte, quando vai receber o Atlético-GO.

Passadas 15 rodadas do torneio, os palmeirenses só figuraram na fatia mais nobre da tabela uma única vez. Após a terceira jornada, eram a quarta força do Nacional. Para se ter uma ideia, desde que o clube passou a jogar o torneio na fórmula dos pontos corridos, em 2004, apenas em duas edições o time teve desempenho pior do que o atual nesse espaço de tempo-em 2003, quando o formato foi adotado, o Palmeiras estava na Série B.

Depois da mesma quantidade de confrontos em 2005 e em 2006, o Palmeiras ainda não havia frequentado o G4.
Há quatro anos, por sinal, o clube passou boa parte do Brasileiro lutando para não cair. Terminou em 16º, somente uma posição acima da degola. Já em 2005, a equipe se recuperou na segunda metade da competição e ficou com a quarta colocação.

O ano passado foi o mais regular do clube na era dos pontos corridos. O tetracampeão nacional fechou seu 15º duelo na liderança, quando também completava a décima rodada na zona dos quatro melhores. Porém acabou perdendo fôlego na reta final e despediu-se na jornada derradeira no quinto posto.

O que começa a incomodar o elenco na campanha atual é a quantidade de empates. Foram oito resultados iguais, maior marca entre os 20 participantes de 2010. Em 2002, quando o Brasileiro ainda era jogado com a fase final em mata-matas, o clube acabou rebaixado após empatar nove vezes, recorde de um time com resultados iguais daquela edição.

Claro que se isso for compensado com maior número de vitórias não há riscos. Novamente falando sobre 2005, o Palmeiras empatou dez vezes e mesmo assim ficou com uma vaga na Libertadores.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host