UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Arquivo/AFP

Paulo Autuori é o nome preferido da diretoria, mas segue vinculado a clube do Qatar

24/08/2010 - 07h00

São Paulo combina pior campanha nos pontos corridos com sofrimento para achar técnico

Carlos Padeiro
Em São Paulo

Com apenas uma vitória pelo Campeonato Brasileiro após o período de Copa do Mundo, o São Paulo realiza a sua pior campanha durante a era dos pontos corridos e já corre riscos de figurar na zona de rebaixamento. São 17 pontos em 15 rodadas, um aproveitamento de 37,7%, e a 15ª posição na tabela.

Para piorar a situação, a diretoria sofre para encontrar um novo técnico. Os nomes mencionados entre pessoas influentes na cúpula são-paulina são os de Paulo Autuori, Vanderlei Luxemburgo e Antônio Lopes – esse último surgiu recentemente. Entretanto, todos apresentam obstáculos, e o presidente Juvenal Juvêncio terá a palavra final.

Autuori, campeão da Libertadores e Mundial em 2005, é o predileto e tem credibilidade, mas a questão financeira dificulta. O treinador está vinculado ao Al-Rayyan, do Qatar, e a multa rescisória envolve altos valores.

“Teremos serenidade na escolha. Não faremos nada movidos pelo impulso, pela emoção”, comentou o vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. “Conversei com alguns conselheiros e é uma situação complexa. Eu disse: ‘me ajuda, me dê nomes’. Ouvimos muita coisa nessas horas.”

CAMPANHAS DO SÃO PAULO NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS ATÉ A 15ª RODADA

2010 17 pontos
2009 21 pontos
2008 26 pontos
2007 28 pontos
2006 30 pontos
2005 17 pontos
2004 25 pontos
2003 28 pontos

Luxemburgo já não sofre a mesma rejeição de anos atrás no Morumbi, porém pertence ao Atlético-MG, onde atravessa uma crise – o clube de Belo Horizonte é o 18º no Brasileiro. Também existe uma multa rescisória, e o polêmico técnico afirma que não quebrará o vínculo.

Antônio Lopes foi a opção que apareceu nas últimas horas por ser experiente e ter pulso firme com os atletas. Sua indicação, porém, enfrenta rejeição. Além disso, o veterano realiza uma boa campanha no Avaí e declarou, à Rádio Bandeirantes, que não foi procurado.

A tendência é que o interino Sérgio Baresi dirija o time paulista quarta-feira, contra o Vasco, no Morumbi, pela 16ª rodada do Nacional. Depois, a expectativa é que a diretoria anuncie o nome do novo comandante, já que o jovem de 37 anos é considerado imaturo para o cargo.

Em relação ao desempenho no Brasileirão, em 2005 o São Paulo terminou a 15ª rodada com os mesmos 17 pontos de agora. A diferença é que a equipe tricolor, à época comandada por Paulo Autuori, havia acabado de conquistar a Libertadores e deixara o Nacional de lado.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host