UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Gaspar Nóbrega/Vipcomm

Após castigo, Dagoberto entra no segundo tempo, mas não salva o São Paulo

25/08/2010 - 23h57

São Paulo resgata Dagoberto, mas fica no 0 a 0 com Vasco e segue em crise

Carlos Padeiro
Em São Paulo

A crise continua no São Paulo. Na noite desta quarta-feira, o técnico interino Sérgio Baresi barrou nomes de peso, apostou em jovem de 18 anos, resgatou Dagoberto... nada que fizesse a equipe tricolor jogar bola. O resultado foi um empate por 0 a 0 com o Vasco, no Morumbi, e vaias da torcida.

O clube paulista soma agora 18 pontos, em 16 rodadas, e segue próximo à zona de rebaixamento. Sorte que os times que estão abaixo na tabela, como Grêmio e Grêmio Prudente, também tropeçaram em casa.

Já o Vasco, que atuou os 90 minutos na retranca, tem 22 pontos, segue invicto sob o comando de Paulo César Gusmão e na zona intermediária da tabela.

Só os donos da casa buscaram o ataque. Dagoberto, que ficou de castigo nas últimas três partidas, após a eliminação na Copa Libertadores, teve a sua primeira chance com Baresi, ao entrar aos 21min do segundo tempo, porém pouco interferiu no fraco desempenho são-paulino.

A aposta de Baresi, que corre o risco de deixar o comando ainda nesta semana, foi adotar uma formação mais leve, com o jovem Marcelinho, titular pela primeira vez na sua carreira, aberto pela direita, Fernandinho pela esquerda e Ricardo Oliveira como referência no meio.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
3min - Marcelinho vai à linha de fundo, deixa Rômulo no chão e rola para trás. Ricardo Oliveira chuta, e Fernando Prass espalma
24min - Marcelinho ajeita, Ricardo Oliveira pega de primeira, fora da área, e assusta o goleiro vascaíno
28min - Contra-ataque para o São Paulo, Marcelinho faz a assistência, Ricardo Oliveira aparece nas costas da zaga, mas Fernando Prass sai na hora certa de carrinho e afasta o perigo
44min - De longe, Jean arrisca o chute em cobrança de falta e acerta o travessão vascaíno
SEGUNDO TEMPO
10min - Bela troca de passes no ataque do São Paulo. Fernandinho ajeita, Marcelinho chuta e a bola sai com perigo, por cima do gol
27min - Contra-ataque para o São Paulo, Jean avança pela direita, corta para o meio e, sozinho, chuta por cima do gol
41min - Carlinhos Paraíba carrega a bola, toca para Fernandão, que rapidamente passa para Marcelinho. O meia invade a área, bate rasteiro, mas Fernando Prass sai bem do gol e defende

Assim, Cleber Santana, Marlos e Fernandão perderam espaço na equipe, depois da má atuação no clássico do último domingo contra o Corinthians.

“A partir desse item velocidade, com dois caras abertos o tempo todo, vamos agredir o Vasco”, justificou Baresi, antes mesmo de a bola rolar.

De fato o time paulista ficou mais veloz, porém não superou a deficiência no setor de criação. Marcelinho, de 18 anos, foi bastante participativo, mas por algumas vezes segurou demais a bola.

Mesmo assim, as melhores chances no primeiro tempo começaram de seus pés. Por duas vezes ele encontrou Ricardo Oliveira em boas condições para finalizar, mas o goleiro Fernando Prass levou a melhor.

“Vimos que pelo meio está difícil de jogar. Vamos continuar virando a bola, buscar os lados do campo e, quando a oportunidade aparecer, tem que chutar”, opinou Oliveira.

Já o Vasco optou por uma postura defensiva e pouco produziu na etapa inicial. Rogério Ceni sequer participou da partida.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

Vitor Birner: "Faltou aos atacantes dos dois times o que sobrou a F. Prass: competência" Leia o texto

“Todo mundo está sozinho do meio para frente. Quando pegamos na bola, tem três ou quatro do São Paulo em volta e não conseguimos dar sequência na jogada. Está difícil”, ponderou o atacante Zé Roberto.

O São Paulo voltou com Fernandão e Carlinhos Paraíba nos lugares de Ricardo Oliveira e Casemiro. No seu primeiro lance, Fernandão reclamou de um pênalti, após ser puxado na área, mas o árbitro não marcou.

Pelo lado carioca, Fumagalli substituiu Allan. Entretanto o cenário do confronto pouco se alterou. A pedido da torcida, Dagoberto entrou, se esforçou, mas não conseguiu ajudar.

Ficha da Partida

São Paulo São Paulo Técnico: Sérgio Baresi
1. Rogério Ceni
2. Jean
13. Xandão
5. Miranda
6. Junior César
18. Rodrigo Souto
29. Casemiro
31. Carlinhos Paraíba
20. Richarlyson
37. Marcelinho
99. Ricardo Oliveira
15. Fernandão
12. Fernandinho
25. Dagoberto
0 0
Vasco Vasco Técnico: Paulo César Gusmão
1. Fernando Prass
26. Dedé
4. Fernando
5. Nilton
23. Fagner
8. Rafael Carioca
37. Rômulo
35. Allan
25. Fumagalli
6. Felipe
22. Irrazábal
10. Zé Roberto
15. Jonathan
7. Éder Luis

Data: 25/08/2010 - 22h00

Local: Morumbi

Árbitro: Carlos Eugênio Simon

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host