UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
25/08/2010 - 07h04

Zaga do Palmeiras evolui e pode quebrar tabu de 700 dias contra Atlético-GO

Rodrigo Farah
Em São Paulo
  • Palmeiras encara o Atlético-GO nesta quinta com a chance de chegar ao quarto jogo sem sofrer gols

    Palmeiras encara o Atlético-GO nesta quinta com a chance de chegar ao quarto jogo sem sofrer gols

O Palmeiras está a um passo de atingir um feito que não há muito não conseguia. Apoiado pela melhora na defesa sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o clube alviverde pode chegar a quatro jogos consecutivos sem sofrer nenhum gol, algo inédito para a equipe há 700 dias.

A última vez que o Palmeiras passou quatro partidas seguidas em branco na defesa foi na era de Vanderlei Luxemburgo. Em setembro de 2008, o time chegou a ficar seis partidas sem levar gols, pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa Sul-Americana.

“O Felipão deu uma sequência boa para nós no esquema 3-5-2 e isso ajudou muito a defesa. Conseguimos nos sincronizar bem lá atrás. Agora, a defesa está sendo valorizada, mas também temos a ajuda do resto do time”, explicou o zagueiro Maurício Ramos.

Fica fácil de entender a evolução da defesa alviverde se forem analisados os números do Palmeiras desde a chegada de Felipão. Segundo dados do Datafolha, o Palmeiras melhorou na maioria dos fundamentos no setor, como no número de desarmes (foi de 114 para 125 por jogo) e finalizações sofridas (média baixou em dois chutes por partida).

O problema é que o setor ofensivo do Palmeiras não tem feito sua parte com Scolari. Até o momento, o clube ficou sem balançar a rede em três dos nove jogos sob o comando do técnico.

Como resultado, o Palmeiras é o time que mais empata em todo o Campeonato Brasileiro. Ao todo, a equipe alviverde já teve oito igualdades na competição, além de quatro vitórias e três derrotas.

“O grupo é muito forte e a partir do momento que começa a se unir, fica mais forte ainda. É isso o que está acontecendo. Aos poucos estamos mostrando nossa cara e nos fortalecendo para corrigir os erros”, ponderou o meia Tinga.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host