UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Juliana Flister/VIPCOMM

Robert comemora com Fabrício gol que deu a vitória ao Cruzeiro sobre o Flamengo

01/09/2010 - 23h57

Cruzeiro vence outra em Uberlândia e complica Flamengo na estreia de Silas

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Em seu segundo jogo no Parque do Sabiá, o Cruzeiro voltou a vencer em Uberlândia, que surge como a melhor alternativa ao Mineirão para a equipe celeste mandar seus jogos. Em jogo movimentado, o time mineiro derrotou o Flamengo, por 1 a 0, nesta quarta-feira, com gol do atacante Robert, e assumiu a quinta posição no Campeonato Brasileiro. Na estreia do técnico Silas, o rubro-negro carioca completou quatro rodadas sem vencer na competição e caiu para o 14º lugar.

O time comandado por Cuca já havia vencido o Corinthians, por 1 a 0, no Parque do Sabiá, que é a “quarta casa” do Cruzeiro no Brasileirão. As outras três foram o Mineirão, fechado para ser reformado para a Copa do Mundo de 2014, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e o Ipatingão, em Ipatinga.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 28 pontos e subiu do sexto para o quinto lugar na tabela. Neste momento, o time mineiro tem vaga garantida na Copa Libertadores. Isso porque o Internacional, quarto colocado e atual campeão do torneio continental, já está confirmado na competição na próxima temporada. 

Com a derrota, o Flamengo permaneceu com 21 pontos e caiu para a 14ª posição – ainda pode perder mais um lugar. O time carioca chegou a quatro jogos sem vencer no Brasileirão. Anteriormente, havia sido derrotado por Atlético-PR (1 a 0) e Guarani (2 a 1) na rodada passada e empatado com o Atlético-MG por 0 a 0, que marcou a demissão de Rogério Lourenço. A diretoria rubro-negra contratou Silas, que recentemente fora dispensado pelo Grêmio.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
9min - GOOOLLLL DO CRUZEIRO!!! Jonathan toca para Montillo, que cruza na área. Thiago Ribeiro bate e Corrêa salva. Na sequência, Fabrício bate cruzado e Robert empurra para as redes
22min - Thiago Ribeiro cruza da linha de fundo para Robert. Ele não alcança, mas Montillo bate em cima de Marcelo Lomba, que defende
23min - Corrêa recebe grande enfiada de bola entre a zaga cruzeirense. Ele toca no canto direito da meta, mas a bola sai em linha de fundo
36min - Diego Mauricio faz a finta sobre Jonathan e bate firme no canto direito de Fábio, que defende em dois lances
41min Robert é lançado nas costas da defesa do Flamengo. Ele bate cruzado, mas o goleiro fecha bem o ângulo
SEGUNDO TEMPO
1min Renato bate cruzado, a bola vai em direção ao ângulo e quase encobre Fábio, que consegue se recuperar no lance
28min Thiago Ribeiro avança pelo campo de ataque e é segurado por Jean com falta. O árbitro apita e ainda expulsa o zagueiro direto
31min O Cruzeiro chega com Wallyson pela direita. Ele cruza na grande área e Diego Renan completa, livre de marcação, por cima do gol

Para que o treinador pudesse comandar a equipe do banco, o Flamengo recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e obteve efeito suspensivo para punição recebida por Silas quando ainda dirigia o Grêmio.

Na última rodada do primeiro turno do Brasileirão, o Cruzeiro vai enfrentar o Palmeiras, domingo, às 16h, no Pacaembu, em São Paulo. No mesmo dia e horário, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O jogo

O primeiro tempo no Parque do Sabiá foi bastante movimentado e marcado por boas chances criadas, principalmente por parte do Cruzeiro, que foi mais eficiente e saiu para o vestiário com a vitória parcial, por 1 a 0, e com oportunidades perdidas.

Pelo levantamento do Datafolha, veiculado pelo Placar UOL, o Cruzeiro finalizou mais e melhor, porém aproveitamento somente uma. Das nove conclusões celestes, sete foram certas. O Flamengo conseguiu finalizar sete vezes, mas apenas duas tiveram a direção do gol.

O time celeste abriu o placar aos 9min. Depois de boa jogada pela direita, Jonathan tocou para Montillo, que cruzou para Thiago Ribeiro finalizar em cima de Correa, que evitou o gol. Na sequência do lance, Fabrício chutou cruzado e, no meio do caminho, Robert empurrou para o gol.

O Cruzeiro manteve o ritmo e criou mais três oportunidades de gol com Montillo. Em duas delas, o argentino finalizou a gol, mas parou no goleiro Marcelo Lomba. Em outra, o meia cruzou para Robert, que errou na hora de concluir a gol.

O Flamengo conseguiu chegar com mais perigo aos 24min, quando Correa recebeu livre na cara de Fábio, mas tocou para fora e desperdiçou boa oportunidade para empatar o jogo. O time carioca voltou a levar perigo aos 36min com Diego Maurício, que bateu forte da entrada da área para a defesa do goleiro cruzeirense.

Aos 41min, Robert desperdiçou outra oportunidade para o Cruzeiro. Antes disso, o zagueiro Cláudio Caçapa sofreu entorse no tornozelo esquerdo e precisou ser atendido. Apesar de reclamar de muito dor no local, o jogador celeste permaneceu em campo.

Caçapa, que foi reavaliado no intervalo da partida, não voltou para o segundo tempo. O experiente zagueiro deu lugar ao estreante Léo, que foi cedido pelo Palmeiras. Aos 13min, o Cruzeiro sofreu outra baixa: o atacante Robert levou a pior em disputa de bola com Juan e foi substituído por Wallyson.

O Flamengo retornou com mais vontade para a segunda etapa e passou a incomodar o goleiro Fábio. Em dois lances, com Renato e Léo Moura, o arqueiro celeste precisou se esforçar para evitar o empate.

O Cruzeiro equilibrou novamente a partida e passou a atacar o adversário com mais freqüência. Aos 28min, o zagueiro Jean cometeu falta em Thiago Ribeiro, que descia em velocidade, e foi expulso pelo árbitro, que sequer havia recebido cartão amarelo.

O time mineiro administrou o resultado e segurou a pressão do Flamengo no final da partida.
 

Ficha da Partida

Cruzeiro Cruzeiro Técnico: Cuca
1. Fábio
2. Jonathan
3. Edcarlos
4. Cláudio Caçapa
14. Léo
6. Diego Renan
5. Fabrício
7. Marquinhos Paraná
8. Henrique
10. Montillo
17. Roger
11. Thiago Ribeiro
9. Robert
16. Wallyson
Flamengo Flamengo Técnico: Silas
29. Marcelo Lomba
2. Léo Moura
26. Jean
4. Ronaldo Angelim
6. Juan
7. Corrêa
8. Willians
10. Petkovic
33. Leandro Amaral
11. Renato
49. Diego Mauricio
37. Christian Borja
9. Val Baiano
17. Fernando

Data: 01/09/2010 - 22h00

Local: Parque do Sabiá

Árbitro: Guilherme Cereta de Lima

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host