UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
01/09/2010 - 23h54

Sem Paulo Baier, Atlético-PR deslancha no 2º tempo e vence o Ceará

João Carlos de Santa
Em Curitiba

Depois de um primeiro tempo ruim, o Atlético-PR só chegou à vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, quando não tinha mais o capitão do time, Paulo Baier, em campo. O meia foi sacado no intervalo e o time deslanchou na segunda etapa e construiu o placar, com nova grande atuação do meia Branquinho, autor do primeiro gol. O volante Chico - que recusou uma oferta do Betis, da Espanha - voltou ao time e marcou o segundo.

Após o quarto jogo seguido sem derrota, o time rubro-negro começou a se aproximar do G-4 do Brasileiro e já é oitavo colocado, com 24 pontos.  No encerramento do primeiro turno, no próximo domingo, a equipe atleticana encara o Avaí, às 16h, na Ressacada, tentando se aproximar da zona de classificação para a Libertadores.

O Ceará continua fazendo uma péssima campanha como visitante. Só venceu uma vez fora do Castelão e segue estacionado na sétima colocação, com 25 pontos.O time busca a recuperação no próximo sábado, diante do Vasco, às 18h30, no Castelão.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
4min- Bruno Mineiro domina na meia-lua e bate. A bola vai no meio de gol e Michel Alves defende
6min- Oziel escapa pela esquerda e cruza. A defesa corta mal e bola sobra para Camilo bater de frente para gol, mas para fora
44min- Kempes recebe cruzamento da esquerda e, livre, desvia de cabeça. No meio do gol, Neto defende firme
SEGUNDO TEMPO
15min - Branquinho recebe passe de Paulinho e chuta forte, de fora. Michel Alves salta no canto esquerdo e espalma para escanteio
17min - GOOOL DO ATLÉTICO-PR!! Guerrón cruza da esquerda para Branquinho, que domina na área, ganha da zaga e bate no canto direito
29min - GOOOL DO ATLÉTICO-PR!! Branquinho cobra escanteio, Guerrón escora de cabeça e Chico bate de virada no canto direito alto
44min - GOOOL DO CEARÁ!!! Magno tabela com Geraldo, recebe na frente e, cara a cara com Neto, bate no canto esquerdo

O jogo

Com uma estratégia ofensiva, o Ceará começou jogando de igual para igual. Com bom toque de bola, o time alvinegro buscava o ataque. Empurrado pela torcida, o Atlético tentava impor velocidade. O primeiro lance de alguma emoção surgiu aos 4 minutos, quando Bruno Mineiro dominou na meia-lua e bateu, para defesa de Michel Alves, no meio do gol.

O Ceará não se intimidou. Com rápidas jogadas pelas laterais levava perigo ao gol de Neto. Aos 6 minutos, em um contra-ataque, Oziel cruzou rasteiro, a zaga cortou mal e Kempes rolou para Camilo que, de frente para o gol, chutou mal, à direita do gol.

Embora o time rubro-negro tenha pressionado um pouco mais, o primeiro tempo foi equilibrado, mas com baixo nível técnico e poucas chances de gols. Jogando num esquema 3-5-2, com Chico de zagueiro, o Atlético parou na forte marcação do Ceará, que apostou nos contra-ataque.

No intervalo, Paulo César Carpegiani surpreendeu, fez duas mudanças e mudou o esquema para o 4-3-3. A principal surpresa foi a saída de Paulo Baier, para a entrada de Guerrón. Na outra mudança, Bruno Mineiro cedeu a posição para Federico Nieto.

As mudanças só começaram a surtir efeito a partir dos 15 minutos. Até aí, o Ceará foi mais perigoso, com arremates de fora de área, que assustaram o goleiro Neto.

Aos 15 minutos, porém, começou a aparecer o futebol de Branquinho. Ele tabelou com Paulinho, recebeu na entrada da área e bateu, obrigando Michel Alves a espalmar para escanteio.

Dois minutos depois saiu o gol do Atlético. Guerrón brigou, ganhou a jogada na esquerda, e rolou para Branquinho na área. O meia driblou Anderson e bateu no canto direito.

Mais solto que no primeiro tempo, o Atlético seguiu no ataque e chegou aos segundo gol aos 29 minutos. Branquinho cobrou escanteio da direita, Chico apanhou a sobra na área e bateu de virada, no ângulo direito.

Numa bonita jogada, no fim do jogo, o Ceará diminuiu. Magno Alves tabelou com Geraldo, ficou cara a cara com Neto e bateu sem defesa, no canto esquerdo.

Ficha da Partida

Atlético-PR Atlético-PR Técnico: Paulo César Carpegiani
1. Neto
2. Wagner Diniz
3. Manoel
4. Rhodolfo
6. Paulinho
7. Branquinho
8. Deivid
5. Chico
14. Olberdam
10. Paulo Baier
17. Guerrón
9. Bruno Mineiro
18. Nieto
11. Maikon Leite
2 1
Ceará Ceará Técnico: Mário Sérgio
22. Michel Alves
3. Fabrício
27. Diego Sacomam
36. Wellington Amorim
14. Anderson
2. Oziel
5. Michel
17. Heleno
7. Camilo
6. Vicente
34. Kempes
10. Geraldo
96. Magno Alves

Data: 01/09/2010 - 22h00

Local: Arena da Baixada

Árbitro: Felipe Gomes da Silva

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host