UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
02/09/2010 - 07h05

Adversário de sábado, Botafogo serve de exemplo para Grêmio no Brasileiro

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

A vitória diante do Guarani, na quarta-feira, tirou o Grêmio da zona do rebaixamento no Brasileirão. Agora, a meta passa a ser subir na classificação e, por consequência, se distanciar da região perigosa. Assim, o time tricolor usa o Botafogo como exemplo. Após um começo de certame claudicante, os comandados de Joel Santana venceram cinco partidas em sequência e chegaram ao G-4.

O ponto alto do mau começo do Botafogo ocorreu na 11ª rodada quando ao empatar o clássico com o Fluminense o time de General Severiano caiu para a 17ª colocação, na zona do rebaixamento. Porém, depois disso vieram cinco vitórias seguidas em um mês de setembro que só não foi 100% no Brasileiro pela derrota para o Internacional. Esta arrancada é que o Grêmio quer repetir no certame nacional.

"Há oito rodadas o Botafogo estava em uma situação desconfortável e venceram uma sequência boa para chegar até as primeiras colocações. Por isso eles servem de exemplo para nós. Depois de sair da zona do rebaixamento a nossa meta é atingir uma boa sequência. Não adianta, porém, pensar alto e falar coisas fora da realidade. Vamos deixar esta situação com tranquilidade", disse o atacante Jonas.

A sequência que o Grêmio quer conquistar precisa ser semelhante a obtida no segundo turno do Estadual, quando o time venceu sete jogos seguidos. Porém, a alegria gremista acabou com a derrota para o Pelotas, que o tirou da final da fase disputada.

Além de exemplo na tabela, o Botafogo foi um dos responsáveis pelo Grêmio ter saído da zona do rebaixamento, pois venceu o Grêmio Prudente, adversário direto do time de Porto Alegre. Não bastasse isso, os cariocas estiveram treinando no Olímpico quando enfrentaram o Internacional e Joel Santana confraternizou com Renato Gaúcho.

Não ficam só por aí as ligações entre os dois times. Atuam no Botafogo quatro atletas com passagem pelo Olímpico: Renato Cajá, Fábio Ferreira, El Loco Abreu e Herrera.

Os jogadores do Grêmio embarcam nesta quinta-feira para o Rio de Janeiro. A última partida do primeiro turno do Brasileirão está marcada para sábado, às 18h30, no Engenhão. O departamento médico gremista irá reavaliar os atletas mas, em princípio, não há baixas para o duelo.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host