UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Marcelo de Jesus/UOL

Ewerthon selou a igualdade no Maracanã com gol aos 48min do segundo tempo

02/09/2010 - 00h00

Palmeiras arranca empate dramático e impede disparada do Fluminense

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Fluminense tinha tudo para cumprir seu objetivo e disparar com seis pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas um gol de Ewerthon aos 48min do segundo tempo mudou a história por completo no Maracanã. Nesta quarta-feira, o Palmeiras arrancou o empate por 1 a 1 de maneira emocionante e impediu a arrancada do rival na ponta do torneio.

“Conseguimos um grande resultado. Jogar de igual para igual com o líder no Maracanã é algo difícil. Lutamos até o fim e merecíamos esse gol”, comemorou o autor do gol e herói alviverde.

Embalado pela motivada torcida tricolor, o Fluminense abriu o placar aos 15min do primeiro tempo com Emerson. E quando parecia que nada daria certo para o Palmeiras, Ewerthon selou a igualdade para impedir a festa da torcida tricolor na despedida do clube do Maracanã antes do início das obras para a Copa do Mundo.

“Não tivemos uma grande noite, só que ficamos muito perto da vitória. Vacilamos no fim, mas eles mereceram o empate porque fizeram uma grande partida”, afirmou o goleiro Fernando Henrique, lembrando da pressão alviverde até os instantes finais.

A igualdade desta quarta deixou o Fluminense com 38 pontos, quatro a mais que o vice-líder Corinthians. O Palmeiras, por outro lado, chegou aos 24 e manteve a nona colocação da Série A.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
13min - Marcos Assunção avança pela direita e cruza na cabeça de Rivaldo. Fernando Henrique faz grande defesa e salva o Flu. Na sequência, Valdivia chuta por cima do gol
15min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Washington demora para finalizar e acaba travado dentro da área. Em seguida, Emerson aproveita sobra e chuta para o fundo do gol. Ouça o gol na Jovem Pan
17min - Valdivia domina a bola na entrada da área, bate rasteiro no canto direito e vê Fernando Henrique fazer a defesa
24min - Conca entra na área em velocidade e bate forte para o gol. Atento, Marcos espalma no reflexo. Na sequência, a defesa consegue afastar
SEGUNDO TEMPO
16min - Marcos Assunção cobra falta da intermediária direto para o gol, mas vê Fernando Henrique espalmar para escanteio
34min - Ewerthon bate rasteiro de fora da área e a bola passa tirando tinta da trave esquerda
45min - Expulso! Leandro Euzébio comete falta em Kleber, recebe o segundo cartão amarelo e deixa o jogo mais cedo
48min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Edinho é lançado na área e ajeita de cabeça para Éwerthon. O atacante domina sozinho e empurra para o fundo do gol, empatando a partida. Ouça o gol na Jovem Pan

Quando a partida começou, o Fluminense apresentou domínio da posse de bola, mas ao mesmo tempo esbarrou na boa marcação dos volantes alviverdes. Já o Palmeiras criou suas principais chances nos contra-ataques, pois Valdivia atuou novamente mais avançado ao lado de Kleber.

Até que aos 15min, o time da casa mostrou eficiência dentro da área e balançou a rede com gol de Emerson. Atrás no placar, a equipe paulista bem que saiu da defesa para igualar o marcador. Conforme o jogo se aproximou do intervalo, o Palmeiras ainda aumentou a pressão, mas não fez o suficiente para empatar o confronto.

“Essa vitória parcial é muito importante. Só precisamos aproveitar as chances no segundo tempo para ficar com mais tranquilidade. Agora, vamos ter muitos contra-ataques para poder definir”, avaliou o centroavante Washington antes de ir para o vestiário.

Na etapa complementar, o Fluminense tentou diminuir o ritmo da partida mantendo a posse de bola no meio campo com passes curtos. Aos poucos, no entanto, o Palmeiras encontrou mais facilidade para avançar até voltar a dominar as ações do duelo.

No decorrer da partida, a equipe de Felipão criou mais chances de gol, principalmente em lances de bola parada com Marcos Assunção. Aos 48min, Ewerthon acabou com o drama alviverde e selou a igualdade no Maracanã.

As duas equipes voltam a atenção agora para a disputa da19ª rodada do Campeonato Brasileiro neste fim de semana. O Palmeiras volta ao Pacaembu diante do Cruzeiro no domingo, enquanto o Fluminense visita o Guarani em Campinas, no mesmo dia.

Ficha da Partida

Fluminense Fluminense Técnico: Muricy Ramalho
1. Fernando Henrique
2. Thiaguinho
3. Gum
4. Leandro Euzébio
6. Julio Cesar
7. Diogo
16. Belletti
8. Fernando Bob
20. Deco
11. Conca
10. Emerson
13. André Luís
9. Washington
Palmeiras Palmeiras Técnico: Luís Felipe Scolari
12. Marcos
15. Maurício Ramos
23. Danilo
26. Fabrício
21. Luan
8. Márcio Araújo
3. Edinho
5. Pierre
17. Tinga
28. Marcos Assunção
11. Rivaldo
10. Valdivia
88. Éwerthon
30. Kléber

Data: 01/09/2010 - 22h00

Local: Maracanã

Árbitro: Márcio Chagas da Silva

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host