UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
02/09/2010 - 07h04

Retranca volta a funcionar e Felipão promete manter esquema contra o Cruzeiro

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Esqueça aquela história de que o time mandante precisa sair para o ataque. Pelo menos no Palmeiras, isso não tem previsão para acontecer. Após o empate diante do Fluminense na última quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari prometeu manter a retranca com uma escalação sem ousadia diante do Cruzeiro, no próximo domingo, em pleno Pacaembu.

“Não vou dar mais uma de inventor de jeito nenhum. Vou devagarinho. À medida que tivermos controle do jogo, talvez possa ir soltando minha equipe. Vamos jogar com três zagueiros e alguns cuidados. Não quero riscos e nem tomar três como naquele jogo [contra o Atlético-GO]”, afirmou o treinador.

Após uma série de insucessos com o esquema 4-4-2, Scolari conseguiu dar uma nova cara ao time com a formação que o consagrou na Copa do Mundo de 2002. O problema é que ele voltou a deixar a equipe mais ofensiva diante do então lanterna Atlético-GO e pagou por isso: viu o Palmeiras ser derrotado por 3 a 0 no Pacaembu.

Depois, Felipão voltou a ser mais conservador e escalou o Palmeiras com três zagueiros diante de Atlético-MG e Fluminense. Desta forma, conseguiu uma vitória e um empate em dois duelos fora de casa. “Quando a gente tiver um Valdivia melhor, ele está 60%, quem sabe eu solte mais a minha equipe”, completou Scolari.

Vale lembrar, no entanto, que o Palmeiras só conseguiu a virada contra o rival mineiro e o empate contra o Fluminense depois que Scolari mudou o esquema durante os jogos. Em ambas as ocasiões, ele promoveu a entrada de atacantes no segundo tempo, que deixaram a equipe mais ofensiva.

“O Felipão sabe a forma que o time pode render mais. É claro que depois das entradas do Luan e minha, o Palmeiras ficou mais ofensivo. Mas isso é bom porque ele conhece a característica do grupo e sabe que pode realizar mudanças no meio dos jogos”, analisou Ewerthon, que anotou o gol do empate contra a equipe carioca aos 48min do segundo tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host