UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Neco Varella/Freelancer

Jogadores do Grêmio comemoram o gol de Douglas contra o Atlético-GO no Olímpico

08/09/2010 - 21h24

Renato Gaúcho acerta time, Douglas brilha e Grêmio vence o Atlético-GO

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

O Grêmio venceu por 2 a 0 o Atlético-GO, no Olímpico, nesta quarta-feira. Renato Gaúcho, que havia errado ao escalar um time improvisado contra o Botafogo, se recuperou e foi fundamental na vitória. Optando por uma formação ofensiva, com somente um volante, o técnico assistiu uma grande atuação de Douglas culminar no domínio da partida no primeiro tempo. Com o crescimento do oponente na segunda etapa, o oportunismo de Borges resolveu.

Somando mais três pontos o Grêmio ocupa o 14º lugar com 23 pontos. Pela primeira vez no Brasileirão o time tricolor fica quatro jogos sem perder e abre 6 pontos sobre primeiro rebaixado no momento: Atlético-MG. Por outro lado, o Atlético-GO marca passo e segue em 18º com 17 pontos.

Em uma formação ofensiva, Renato Gaúcho optou por escalar Roberson no lugar de Fábio Rochemback, que não passou na última avaliação do departamento médico. Assim, o Grêmio teve somente um volante em campo: Adílson. Já o Atlético-GO sentia o desfalque de Elias, goleador do Brasileirão com 9 gols ao lado de Bruno César.

A primeira oportunidade para o time da casa não tardou. Logo a 3 minutos Douglas chutou para fora após um cruzamento. Porém, quatro minutos mais tarde, o meia se recuperou e abriu o placar. Em uma falta pelo lado esquerdo, Souza segurou a bola para o chute de Douglas que acabou no ângulo. A curva da bola enganou o goleiro Márcio. O gol foi muito parecido com o marcado por Ronaldinho Gaúcho, contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 2002, só que do outro lado.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
7min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Jogada ensaiada na falta gremista e Douglas surpreende o goleiro do Márcio marcando um golaço
18min - Roberson toca para Borges que chuta e Márcio coloca para escanteio
20min - Vilson perde jogada pelo lado esquerdo, Carlinhos Bala chuta cruzado para a defesa de Victor
43min - Roberson cruza, Douglas escora e Borges chuta para fora
SEGUNDO TEMPO
2min - MÁRCIO DEFENDE PÊNALTI!!! Jonas chuta no lado direito e o goleiro dos goianos defende
6min - Jonas dribla o goleiro e chuta para fora
25 min - Robston cobra falta com violência e Victor defende
30min - Souza obriga Márcio a uma boa defesa em cobrança de falta
39min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Em contra-ataque Borges ganha na velocidade e marca o segundo

A formação utilizada por Renato Gaúcho surtiu efeito e o Grêmio comandou todo o primeiro tempo. Borges teve chace clara de marcar o segundo gol aos 18 minutos, mas parou nas mãos de Márcio. A jogada foi reflexo da mobilidade do meio campo do time tricolor e contou com corta-luz de Douglas e um passe milimétrico de Roberson, que teve boa participação, a exemplo da última partida.

Os números do jogo comprovaram o domínio gremista. Segundo o Datafolha, enquanto os donos da casa arremataram 6 vezes, somente 2 chutes foram dados pelo Atlético-GO. "A gente já viu este filme, temos que manter o rendimento para vencer o jogo", analisou o meia Souza quando deixou o gramado.

Jonas perde oportunidades de ser artilheiro

No começo do segundo tempo o Grêmio teve um pênalti marcado em seu favor. Souza seria o batedor oficial, mas deixou para Jonas cobrar já que o atacante briga para ser o artilheiro do Brasileirão. Porém, uma cobrança ruim acabou nas mãos de Márcio. Foi o terceiro pênalti para o Grêmio na temporada 2010, o segundo perdido por Jonas.

No lance seguinte, mais uma chance para o 9º gol do goleador gremista no Brasileiro. Um lançamento o encontrou livre, com somente Márcio pela frente. Desta vez Jonas driblou o goleiro adversário, mas bateu de esquerda sobre o gol.

Pressão atleticana assusta no segundo tempo

Motivado pelos gols perdidos pelo oponente, o Atlético-GO cresceu na partida e passou a pressionar o Grêmio. A formação ofensiva proposta por Renato Gaúcho passou a não ser suficiente. A pressão atleticana assustava o Olímpico e o resultado estava longe de ser definitivo.

Exatamente quando o Atlético-GO fazia pressão mais forte, o Grêmio conseguiu o segundo gol. Em um contra-ataque, Borges recebeu de Jonas e somente deslocou Márcio para dar números finais a partida e acabar com a tensão no estádio.

Na próxima rodada o Grêmio vai a São Paulo enfrentar o Corinthians. O jogo será realizado no sábado, às 18h30. O Atlético-GO também joga sábado às 18h30. A partida será contra o Fluminense, no Serra Dourada.

Ficha da Partida

Grêmio Grêmio Técnico: Renato Gaúcho
1. Victor
2. Gabriel
3. Vilson
4. Rafael Marques
6. Fábio Santos
5. Adilson
11. Roberson
17. Leandro
8. Souza
10. Douglas
. Maylson
7. Jonas
15. Lúcio
9. Borges
2 0
Atlético-GO Atlético-GO Técnico: Renê Simões
1. Márcio
26. Victor Ferraz
29. Daniel Marques
3. Gilson
6. Thiago Feltri
5. Agenor
7. Róbston
8. Pituca
77. Diguinho
15. Ramalho
22. Pedro Paulo
11. Juninho
33. Carlinhos Bala
30. Anaílson

Data: 08/09/2010 - 19h30

Local: Olímpico Monumental

Árbitro: José Souza

Auxiliares: Carlos Berkenbrock e César Vaz

Público: 22.758

Renda: R$ 298.221,50

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host