UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Julio Cesar Guimarães/UOL

Botafogo, de Loco Abreu, é 'líder' com 28 pontos ganhos nas últimas 14 rodadas

13/09/2010 - 12h25

Botafogo lidera Brasileiro no pós-Copa; Flamengo está entre 'rebaixados'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A parada para a disputa da Copa do Mundo 2010 fez muito bem para uma equipe em especial. Com 28 pontos ganhos, o Botafogo seria o líder do Campeonato Brasileiro, caso apenas o desempenho após o fim da competição internacional fosse levado em conta. O Flamengo, por outro lado, somou 14 pontos nas 14 rodadas disputadas neste período. Na 17ª colocação, estaria entre os times que ocupam a zona do rebaixamento.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO NO PÓS-COPA DO MUNDO

1º - 28 pontos
Botafogo
2º - 28 pontos
Cruzeiro
3º - 26 pontos
Fluminense
4º - 25 pontos
Internacional*
5º - 23 pontos
Vasco*
6º - 21 pontos
Atlético-PR
7º - 21 pontos
Corinthians*
8º - 19 pontos
Santos*
9º - 18 pontos
Grêmio
10º - 17 pontos
Guarani
11º - 17 pontos
Palmeiras
12º - 17 pontos
São Paulo
13º - 16 pontos
Atlético-GO
14º - 16 pontos
Avaí
15º - 16 pontos
Vitória
16º - 15 pontos
Atlético-MG
17º - 14 pontos
Flamengo
18º - 12 pontos
G. Prudente
19º - 11 pontos
Ceará
20º - 7 pontos
Goiás
  • * Equipes com um jogo a menos disputado na competição

Na tabela do Nacional pós-Copa, Botafogo e Cruzeiro dominam a classificação, com 28 pontos cada. As duas equipes estão empatadas na 'liderança', com oito vitórias conquistadas a partir do dia 14 de julho, quando a competição foi retomada. No entanto, o alvinegro carioca leva vantagem no critério de desempate seguinte: soma 11 gols de saldo, contra sete do clube celeste.

De fato, o time de Joel Santana reagiu apenas em agosto. A equipe experimentou um jejum em julho, mês em que teve três derrotas e apenas um empate. Entretanto, o Botafogo cresceu na competição com cinco vitórias consecutivas. Em ótima fase, apenas o Internacional conseguiu derrotar os cariocas a partir de agosto.

Para completar, o Botafogo não sabe o que é perder há quatro jogos. A campanha dentro de casa também é um trunfo da equipe, invicta no Engenhão. Em ascensão, o alvinegro carioca aparece na terceira colocação na tabela ‘real’ do Brasileiro e já encostou nos líderes Fluminense e Corinthians.

O Cruzeiro também tropeçou em julho (duas vitórias, um empate e uma derrota) e foi irregular no mês seguinte. Mas a equipe de Cuca experimenta a sua melhor sequência atualmente. O time mineiro não é derrotado há seis jogos, com apenas um empate nesta série de partidas. Na quarta colocação com a campanha de antes e depois do Mundial, o Cruzeiro também é candidato ao título.

O Vasco, com 23 pontos, e o Atlético-PR, com 21, são outras duas equipes a se destacar no pós-Copa. Na parte de baixo da tabela antes do Mundial, os clubes conseguiram boa sequência de jogos a partir de julho e figuram entre os melhores da tabela. O time de PC Gusmão ainda não perdeu nesse período, mas empata demais e está na quinta posição. O rubro-negro paranaense aparece uma colocação depois, já que foi derrotado neste domingo pelo Guarani e perdeu a oportunidade de superar os vascaínos.

A zona de rebaixamento é ‘inaugurada’ pelo Flamengo, com somente 14 pontos ganhos após o Mundial. O time de Silas não conseguiu acertar o seu setor ofensivo e garantiu apenas três vitórias desde julho. Grêmio Prudente (12), Ceará (11) e Goiás (7) completam a ‘degola’ do Brasileirão neste formato.

Na tabela 'real', o rebaixamento é problema para Atlético-MG, Atlético-GO, Prudente e Goiás. O Flamengo, com 23 pontos, é o primeiro time fora do grupo que estaria na segunda divisão neste momento.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host