UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Rivaldo Gomes/Folhapress

Marcos Assunção marcou de falta pelo Palmeiras no empate com o Ceará

17/10/2010 - 20h22

Assunção marca de falta, mas Palmeiras cede empate ao Ceará e esfria retomada

Rodrigo Farah
Em Barueri (SP)

O Palmeiras tinha tudo para vencer mais uma e ampliar a arrancada no fim da temporada. Mas um gol de Geraldo aos 38min do segundo tempo impediu o novo triunfo alviverde. Neste domingo, o time do Palestra Itália cedeu o empate por 1 a 1 para o Ceará, na Arena Barueri, e perdeu a chance de encostar no G-3 do Campeonato Brasileiro.

E olha que o Palmeiras ainda contou com sua principal arma para sair na frente. Abriu o placar no último minuto do primeiro tempo em cobrança de falta de Marcos Assunção. Porém, não aguentou a pressão com uma postura defensiva e cedeu o empate no fim.

Com o resultado, o Palmeiras até conseguiu ampliar sua invencibilidade para oito partidas. O problema é que o time desperdiçou a oportunidade de se aproximar da briga pela Libertadores. Agora, a equipe do Palestra Itália soma 44 pontos, na décima colocação da Série A.

O Ceará, por sua vez, não manteve o embalo depois de somar três vitórias seguidas antes do duelo deste domingo. O clube alvinegro encerra a 30ª rodada do Brasileiro com 39 pontos, na 12ª posição.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
2min - Marcos Assunção cobra falta na área. Jean Carlos tenta afastar, mas desvia contra a própria meta e quase faz um gol contra
29min - Após escanteio da direita, Magno Alves sobe no meio da defesa e cabeceia para o gol. Atento, Deola cai no canto esquerdo e faz a defesa
43min - Tinga avança pela direita e rola para Lincoln dentro da área. O meia chuta duas vezes, mas a zaga do Ceará alivia no sufoco
45min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Marcos Assunção cobra falta da intermediária com perfeição, no canto direito, sem chances para Michel Alves
SEGUNDO TEMPO
3min - Após boa troca de passes, a bola sobra para Edinho na entrada da área. O volante chuta rasteiro, e Michel Alves faz a defesa
24min - Na trave! Reina domina cercado por dois marcadores e chuta cruzado no canto direito de Deola. A bola bate na trave e vai para fora
38min - GOOOLLL DO CEARÁ!!! Márcio Araújo disputa bola com Magno Alves dentro da área, e o juiz marca pênalti duvidoso. Geraldo cobra no meio e empata

Sem contar com a presença de suas principais estrelas, Kleber e Valdivia, Scolari teve que improvisar um ataque com Lincoln e Dinei. Sem entrosamento, os dois não corresponderam à altura e pouco contribuíram ao longo da igualdade em Barueri.

No início da partida, o Palmeiras bem que tentou pressionar, mas não conseguiu. Sem criatividade no meio-campo, os anfitriões tiveram problemas para manter a posse de bola por muito tempo. Com isso, não criaram chances claras de gol.

No decorrer do duelo, o técnico Luiz Felipe Scolari demonstrou cada vez mais irritação com o time alviverde. Mas no último minuto da etapa inicial, o Palmeiras se aproveitou de sua principal arma para sair na frente. Marcos Assunção cobrou falta com perfeição e deixou a equipe da casa na frente do placar.

"É sempre assim, a mesma coisa. Os caras se jogam, o juiz dá falta e o Marcos Assunção bate. O Palmeiras só sabe ganhar assim", reclamou o meia Geraldo no intervalo, indignado com a dependência do time alviverde nas bolas paradas do volante.

A etapa complementar começou de maneira mais aberta para ambos os rivais. O Palmeiras até ensaiou uma nova pressão no início, mas depois viu o Ceará ganhar espaços rondando a área de Deola com mais intensidade.

Aos poucos, a equipe alvinegra levou ainda mais perigo, com direito a uma bola na trave de Reina aos 24min. Mas o gol era apenas uma questão de tempo. Geraldo se aproveitou de pênalti duvidoso e selou a igualdade aos 38min.

Agora, o Palmeiras volta toda a atenção para a Copa Sul-Americana. O time alviverde recebe o Universitário de Sucre nesta quarta-feira, em Barueri, para selar a vaga nas quartas de final. Depois disso, encara o Corinthians no próximo domingo, no Pacaembu. Já o Ceará volta a atuar na quarta-feira, contra o Vitória, pela Copa do Nordeste.

Ficha da Partida

Palmeiras Palmeiras Técnico: Luiz Felipe Scolari
22. Deola
8. Márcio Araújo
15. Maurício Ramos
4. Fabrício
23. Danilo
34. Gabriel Silva
3. Edinho
28. Marcos Assunção
5. Pierre
17. Tinga
11. Rivaldo
20. Tadeu
99. Lincoln
29. Dinei
1 1
Ceará Ceará Técnico: Dimas Filgueiras
22. Michel Alves
41. Boiadeiro
14. Anderson
3. Fabrício
6. Vicente
5. Michel
8. João Marcos
17. Heleno
42. Vandinho
10. Geraldo
29. Jean Carlos
15. Reina
96. Magno Alves
27. Diego Sacomam

Data: 17/10/2010 - 18h30

Local: Arena Barueri

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá

Auxiliares: Márcia Lopes Caetano e Luiz Muniz de Oliveira

Público: 8.257

Renda: R$186.628,00

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host