UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Maurício Val/VIPCOMM

Meia Roger comemora o gol marcado na virada do Cruzeiro sobre o Flamengo

28/11/2010 - 18h56

Cruzeiro se mantém na briga ao vencer de virada o Flamengo, que não cai mais

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Na luta para manter as chances de chegar ao título do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro passou sufoco contra o Flamengo, mas conseguiu vencer o confronto válido pela penúltima rodada do Brasileirão. Depois de sair atrás no início do primeiro tempo, a equipe mineira conseguiu a virada e venceu por 2 a 1, em Volta Redonda. Apesar do revés, o time rubro-negro não tem mais como cair para a Série B.

Com o triunfo, o Cruzeiro chegou a 66 pontos e viu sua distância para a liderança permanecer em dois pontos. Líder, o Fluminense venceu o Palmeiras por 2 a 1, de virada, e agora soma 68 pontos. Já o segundo colocado Corinthians, que venceu o Vasco por 2 a 0, tem 67 pontos e larga vantagem sobre os mineiros no saldo de gols, 24 a 13.

Na última rodada, o time celeste enfrentará o Palmeiras, em Sete Lagoas. O Cruzeiro precisa vencer o alviverde paulista e contar com tropeços de Fluminense e Corinthians. O alvinegro paulista precisa ao menos empatar com o Goiás. O mesmo vale para o tricolor carioca que joga contra o Guarani, já rebaixado para a Segunda Divisão.

O Flamengo, por sua vez, garantiu sua permanência na elite do futebol nacional. O time rubro-negro permaneceu com 43 pontos está a dois do Vitória, primeira equipe na zona de rebaixamento. Entretanto, na última rodada, o time baiano enfrenta o Atlético-GO, que ocupa a 16ª colocação. Assim, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo não tem como encerrar a competição entre os quatro últimos colocados.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
9min - GOL DO FLAMENGO!!! Diogo ganha jogada no meio de campo e lança para Diego Maurício. O atacante toca na saída do goleiro Fábio
15min - GOL DO CRUZEIRO!!! Roger cobra a falta. A bola desvia na barreira e vai no contra-pé de Marcelo Lomba. Empata o time mineiro!
34min - A bola é lançada na grande área. Welinton sobe no primeiro pau e cabeceia por cima do gol de Fábio
37min - Henrique passa pela marcação na ponta esquerda e arrisca chute, mesmo sem ângulo. Marcelo Lomba espalma e salva o time da casa
SEGUNDO TEMPO
4min - Diogo recebe passe na grande área e cai no gramado. O árbitro manda o atacante se levantar e lhe aplica o amarelo
10min- Marcelo Lomba!!! Wellington Paulista recebe passe na grande área e tenta gol de bicicleta. A bola vai no canto direito do gol e o goleiro flamenguista espalma para a linha de fundo
23min - GOL DO CRUZEIRO!!! Montillo passa pela marcação na ponta direita e cruza no segundo pau. Thiago Ribeiro sobe mais que a marcação e cabeceia no canto direito de Marcelo Lomba
O atual campeão brasileiro se despedirá do Brasileirão fora de casa. No próximo domingo, o Flamengo vai à Vila Belmiro para enfrentar o Santos. A equipe rubro-negra busca ainda chegar no grupo de acesso à Copa Sul-Americana de 2011.

O jogo

Diante do Flamengo, o Cruzeiro não contou no banco de reservas com Cuca, já que o treinador foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O time celeste foi comandado pelo irmão do treinador, Dirceu Stival, o “Cuquinha”, que antes da partida esperava por confronto disputado. “Só a vitória interessa para a gente e para o Flamengo. A expectativa é de um bom jogo”, disse.

Com o apoio de sua torcida, que lotou o estádio Raulino Oliveira, os donos da casa partiram para o ataque no começo de jogo. Aos 9min, Diogo fez passe entre os zagueiros, Diego Maurício tocou na saída de Fábio e abriu o placar. Com o Cruzeiro nervoso pela desvantagem logo nos minutos iniciais, Marquinhos Paraná deu entrada forte em Renato Abreu na sequência e Leandro Pedro Vuaden advertiu o volante cruzeirense com cartão amarelo.

Entretanto, a equipe mineira conseguiu chegar ao empate aos 15min. Roger cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Marcelo Lomba. O gol do Cruzeiro acalmou o ímpeto rubro-negro e a partida permaneceu equilibrada até o fim da primeira etapa.

No início do segundo tempo, a partida permaneceu com chances para os dois lados. Vanderlei Luxemburgo recorreu então a Petkovic na vaga do atacante Diogo. Com o sérvio em campo, o Flamengo conseguiu criar mais oportunidades de gol.

Mais foi o Cruzeiro quem conseguiu chegar ao segundo gol. Montillo disparou pela ponta direita aos 23min e cruzou na segunda trave. Thiago Ribeiro aproveitou e cabeceou para virar a partida.

Luxemburgo ainda tentou colocar sua equipe mais presente no ataque ao substituir Marquinhos por Val Baiano. Enquanto isso, o Cruzeiro se fechou com a entrada do zagueiro Edcarlos no lugar do meia Roger. O Flamengo, entretanto, não conseguiu chegar ao empate.

Ficha da Partida

Flamengo Flamengo Técnico: Vanderlei Luxemburgo
29. Marcelo Lomba
2. Léo Moura
3. Welinton
4. Ronaldo Angelim
6. Juan
13. Maldonado
7. Corrêa
8. Willians
11. Renato
9. Val Baiano
38. Marquinhos
10. Petkovic
43. Diogo
49. Diego Mauricio
1 2
Cruzeiro Cruzeiro Técnico: Cuca
1. Fábio
2. Jonathan
3. Léo
4. Gil
6. Diego Renan
5. Marquinhos Paraná
8. Henrique
14. Edcarlos
7. Roger
17. Everton
10. Montillo
14. Rômulo
11. Thiago Ribeiro
9. Wellington Paulista

Data: 28/11/2010 - 17h00

Local: Raulino de Oliveira

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden

Auxiliares: Altemir Hausmann e Júlio César Rodrigues Santos

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host