UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Neco Varella/Agência Freelancer

Jonas comemora 2º gol do Grêmio contra o Botafogo; atacante superou Renato Gaúcho

05/12/2010 - 18h55

Grêmio vence o Botafogo e termina em 4º em jogo que Jonas superou Renato,

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

O Grêmio entrou em campo neste domingo podendo até empatar, mas com havia prometido durante a semana, ignorou a vantagem e venceu o Botafogo por 3 a 0. O resultado começou a ser construído após a expulsão de Joel Santana, que se irritou com o árbitro, reclamou e recebeu o vermelho aos 14 do primeiro tempo. Alheio a isso, Jonas marcou e superou Renato Gaúcho na história do clube. Assim, o time comandado por Renato Gaúcho fechou o Brasileirão em 4º e segue com chance de classificação para Libertadores.
 

"Quem joga é a gente, não tivemos influência nenhuma nisso (expulsão de Joel). Não fizemos o que ele pediu, só nos defendemos, o resultado é reflexo disso", lamentou o goleiro Jefferson, do Botafogo.

Com 63 pontos, o Grêmio confirmou o 4º lugar no Brasileirão, e espera a final da Copa Sul-Americana torcendo pela virada do Independiente contra o Goiás para disputar a próxima Libertadores. O time brasileiro venceu o primeiro jogo, em casa, por 2 a 0 e decide a competição em Avellaneda, na próxima quarta-feira. Caso seja campeão, o Goiás ficará com a vaga, caso contrário ela será do Grêmio. Enquanto isso o Botafogo terminou o certame em 6º e está presente na lista dos classificados para a próxima Copa Sul-Americana.

Desde os primeiros minutos o Grêmio se empenhou mais que o adversário e foi superior ao Botafogo. Antes de 5 minutos de jogo, duas chances claras de gol já tinham sido criadas. A abertura de placar parecia questão de tempo, já que a formação defensiva proposta por Joel, com a entrada de Lucas Zen na vaga de Fábio Luciano não dava resultado.

 

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
2min - Lúcio cruza em curva e Jonas cabeceia para defesa de Jefferson, no escanteio Rafael Marques cabeceou na trave
18min - Cruzamento da esquerda e Loco Abreu perde chance
20min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Jonas chuta de fora da área, Jefferson dá rebote e André Lima marca o primeiro gol do jogo
33min - Cruzamento da direita, Loco Abreu pega de primeira e Victor faz linda defesa
38min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Jonas recebe na entrada da área, domina tirando do zagueiro e chuta. A bola toca na trave e acaba na rede
46min - André Lima domina dentro da área e tenta encobrir Jefferson, que coloca para escanteio
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Douglas recebe a bola após erro de Jefferson, lança André Lima que retribui a gentileza e deixa o meia livre para marcar o terceiro
28min - Jogada confusa na área do Grêmio e Antônio Carlos chuta na trave
30min - Diego Clementino toca para Lúcio, que chuta no travessão

Joel Santana é expulso e inicia derrota do Botafogo

Aos 14 minutos de primeiro tempo, Joel Santana foi expulso. O volante Fahel precisou deixar o campo pois sua camisa foi rasgada em um lance. Com o uniforme trocado, o jogador queria retornar ao campo, mas foi impossibilitado pelo árbitro Sandro Meira Ricci, que aguardava a bola sair. Revoltado, Joel Santana chutou uma garrafa d'água reclamando muito. O juiz percebeu a reclamação desproporcional e expulsou o técnico do Botafogo.  

Joel Santana se recusou a sair do gramado e fez a partida parar por cerca de 5 minutos. Depois, o técnico foi lentamente encaminhado ao vestiário. "Não foi nada demais, eu pedi para meu jogador voltar e ele me colocou para fora. Sabe como se chama isso: excesso de autoridade". reclamou o treinador, que foi cumprimentado por Renato Gaúcho antes de deixar o campo de jogo.

Sem Joel Santana à beira do gramado, o Botafogo durou pouco. Aos 20 minutos, Fábio Rochemback iniciou a jogada que acabou o chute de Jonas, de fora da área. Em uma bola sem força, Jefferson falhou ao dar rebote para frente. André Lima surgiu entre os defensores e empurrou para a rede abrindo o marcador.

Jonas supera Renato Gaúcho na história do Grêmio

Aos 38 minutos de partida uma marca histórica foi consolidada no Olímpico. Mesmo que o Botafogo tenha crescido na partida, o Grêmio marcou o segundo gol, com Jonas. Depois de dominar a bola e chutar para vencer Jefferson, o goleador do Brasileirão marcou seu 75º gol pelo clube e superou Renato Gaúcho na história se isolando como 5º maior marcador."Fui cumprimentar o Renato quando fiz o gol, disse que foi uma honra passar ele", comentou o camisa 7.

O 2 a 0 deixou o Grêmio com a possibilidade de sofrer até mais três gols e, mesmo assim, garantir o quarto lugar no campeonato. "Um bom jogo, mas foi só 45 minutos, vamos voltar com o mesmo empenho para conseguir os três pontos", disse André Lima ao fim do primeiro tempo.

As palavras de André Lima foram ouvidas e logo aos 8 minutos do segundo tempo, o Grêmio marcou o terceiro com Douglas. Precisando fazer quatro gols para acabar o Brasileiro em 4º, o Botafogo tentou, mas nada pôde fazer e acabou derrotado.

Em 4º, o Grêmio agora espera pela decisão da Copa Sul-Americana torcendo pela virada do Independiente. O time argentino perdeu o primeiro jogo, no Serra Dourada, por 2 a 0 e precisa vencer em casa para ser campeão. Caso o Goiás vença a competição, garante vaga na próxima Libertadores e tira os gaúchos. A partida de volta está marcada para próxima quarta-feira às 21h, horário de Brasília.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host