Topo

Marquinhos usa Internacional como exemplo e reclama da reserva no Grêmio

Marquinhos reclama da reserva no Grêmio e usa o Internacional como exemplo de formação ideal - Lucas Uebel/Grêmio
Marquinhos reclama da reserva no Grêmio e usa o Internacional como exemplo de formação ideal Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

14/07/2011 12h03

Marquinhos chegou ao Grêmio no fim de maio. Esteve em campo somente em quatro jogos, sendo que só começou as partidas contra Cruzeiro e Botafogo. Lesões e a formação do time tricolor impediram a sequência. Descontente, nesta quinta-feira, ele reclamou da reserva em entrevista coletiva e disse que o Internacional é exemplo da eficiência de uma equipe com dois armadores.

"O técnico é que pode responder se eu posso jogar ao lado de Douglas. Mas isso requer treinamento. Muito se falou que não pode dois armadores jogarem juntos. Só que em todo lugar se reclama que não tem camisa 10, aqui tem dois e fazem esse questionamento. O arquirrival mostrou que pode. Quando passaram a colocar dois meias, foram brigar lá na frente do campeonato. Não estou querendo ser titular na marra. Mas é possível. Eu acho que para entrar um meia, não precisa tirar o outro", opinou o jogador.

Contra o Figueirense, Marquinhos deve ser titular pela ausência de Douglas. O camisa 10 gremista está suspenso pois foi punido pelo STJD com quatro jogos - um já cumprido - pela expulsão na sétima rodada do Brasileirão. A parceria solicitada aconteceu nos minutos iniciais contra o Botafogo, quando Marquinhos se machucou e no segundo tempo dos jogos contra Bahia e São Paulo.

"Não fui contratado para o lugar dele [Douglas], mas para jogar ao lado dele. Tenho é que auxiliar na armação. Mas pelo esquema de jogo, ainda não atuamos juntos desde o começo do jogo. Agora estou como uma das opções. Quero uma sequência, porque ainda não tive. Entro sempre poucos minutos e somente em algumas partidas", voltou a lamentar, no mesmo tom de reclamação.

O Grêmio joga atualmente no 4-5-1. Nesta formação, Escudero atua aberto pela esquerda, Leandro pela direita e Douglas é armador centralizado, com suporte de Gilberto Silva e Rochemback. Sem espaço, Marquinhos garante que se adaptaria para atuar por ali.

"Em qualquer sistema eu me adapto. Joguei em losango no ano passado, ou ainda com outro meia ao meu lado. É como eu falei: todos os times precisam é de treinamento. Meu pensamento é esse. Não quero ficar achando que não vai dar certo. Todo mundo dizia que o Douglas estava sobrecarregado, e quando me derem a chance vou tentar ajudar", explicou Marquinhos.

A partida entre Grêmio e Figueirense não está definida. Inicialmente o jogo seria domingo, mas a partida do Brasil forçou remarcação. Agora, a quarta-feira da próxima semana é a data, mas o horário do duelo da décima rodada do Brasileirão não foi decidido.