Topo

Com estrelas em baixa, Santos derrapa no Nacional; veja razões do mau rendimento

Ganso teve atuação apagada no Serra Dourada. Santos se acomodou após o título - Adalberto Marques/AGIF
Ganso teve atuação apagada no Serra Dourada. Santos se acomodou após o título Imagem: Adalberto Marques/AGIF

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/08/2011 07h00

O Santos se acomodou após conquistar a Libertadores. A constatação é feita pelo próprio Muricy Ramalho, insatisfeito com o rendimento do time na derrota contra o Atlético-GO, 2 a 0, sábado, em Goiânia. Sobram explicações para justificar o péssimo rendimento do clube no Brasileirão.

Suas principais estrelas não repetem exibições do começo do ano. Ganso e Elano amargam seus piores momentos no clube. A seleção brasileira também teve parcela de contribuição na queda de rendimento do time, tirando vários atletas da Vila para representar o país em competições pelo profissional e pela base.

“Me preocupa jogar bem. Não podemos jogar só isso”, respondeu Muricy após o revés no Serra Dourada.

Pilar para a conquista da Libertadores, o sistema defensivo teve perdas importantes durante o Brasileirão. Paralelamente à fraca exibição santista no Nacional, o clube novamente se vê alvo de intensa pressão do mercado europeu, que tenta tirar Neymar.

Confira algumas das razões para a queda vertiginosa de produção do Santos.

DESFALQUES, SELEÇÃO, INÍCIO DEVAGAR. SAIBA POR QUE O SANTOS ESTÁ MAL

INÍCIO JOGADO FORA

A máxima de que em campeonatos de pontos todo jogo é uma final não foi levada à risca pelo Santos. E o clube tinha motivos para isso. A equipe da Vila abriu mão de jogos iniciais do Nacional para privilegiar a Libertadores. Muricy usou time reserva (entre eles o atacante Rychely, na foto) nos três primeiros jogos. E mesmo após o título, o time seguiu sem seus principais jogadores nas três partidas adiante.
AUSÊNCIA DE DANILO

Danilo no esquema de Muricy Ramalho é tão importante quanto Neymar. O meio-campista funciona como um “faz tudo” no Santos. Cumpre a marcação, não para de correr em campo, avança ao ataque e faz gols, como no da final da Libertadores contra o Peñarol, 2 a 1, no Pacaembu. Danilo está na seleção brasileira sub-20 que disputa o Mundial da categoria, na Colômbia.
MEIO CAMPO DESPROTEGIDO

Muricy tem tido sério problema no Brasileirão. O Santos atuou a maioria dos jogos sem um primeiro volante típico. O preferido do treinador é Adriano, que se recuperou recentemente de lesão. Danilo também desfalca o time. Os dois foram determinantes para que o clube ficasse quatro jogos em sofrer gol na Libertadores. Arouca é visto como um atleta que prima mais pela condução da bola ao ataque.
COPA AMÉRICA, SUB-20 E AMISTOSO

A má fase do Santos no Brasileirão pode ser atribuída em grande parte à seleção brasileira. Neymar, Ganso e Elano foram chamados para a Copa América, desfalcando o Santos. A sub-20 da seleção chamou Danilo e Alex Sandro. Não bastasse os compromissos oficiais, Muricy lamentou perder Ganso e Neymar para o clássico contra o Corinthians, já que os dois haviam sido chamados para amistoso diante da Alemanha.
GANSO E ELANO EM BAIXA

Paulo Henrique Ganso e Elano há tempos não exibem performances do Paulistão, quando ajudaram o Santos a conquistar o título estadual. O fraco rendimento de ambos foi visto na seleção brasileira. Então apontado como o camisa 10 ideal de Mano Menezes, Ganso começou o amistoso contra a Alemanha, quarta-feira, no banco de reservas. Elano sequer foi convocado para o jogo vencido pelos alemães por 3 a 2.