Topo

Apresentado no Bahia, Joel Santana diz: 'estava no meu destino voltar'

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/09/2011 16h46

Joel Santana está de volta. Com cerca de uma hora de atraso e sala de imprensa lotada, o ex-treinador do Cruzeiro foi apresentado na tarde desta terça-feira para substituir René Simões - demitido na última sexta - e ajudar a reerguer a equipe tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro. ‘Papai Joel’ volta a comandar o Bahia 12 anos após a sua última passagem pelo clube, em 1999.

“Estava no meu destino voltar. É um dia muito especial para mim. Nós conseguimos dar títulos ao clube nas duas passagens e como tudo na vida mudou, as coisas aqui também mudaram. As coisas ficaram ainda mais modernizadas e tudo como manda o figurino para um clube desse porte, com uma torcida imensa”, disse Joel, que chegou insatisfeito com a atual posição do Bahia na tabela.

“A posição de 15º não nos satisfaz, temos um projeto maior. Sabemos da responsabilidade e sabemos que somos fortes. Temos ambições e, se não fosse assim, eu não estaria aqui. Não estou aqui para fazer promessa. Nós queremos mais, precisamos mais. Só trabalho em time grande, time campeão e, com certeza, sempre nesses casos a torcida para mim vai ter razão”, garantiu.

Joel, que em 2011 já trabalhou no Botafogo e no Cruzeiro, explicou os motivos de não ter permanecido nas equipes. “Foram duas situações diferentes. Eu deixei o Botafogo por uma questão minha que não estava me agradando. No caso do Cruzeiro foi uma surpresa. Mas, agora, tudo já é passado e meu presente é o Bahia", disse o treinador, que fez questão de elogiar o atual grupo tricolor.

“Alguns foram campeões comigo. Conheço muito deles e espero que eles correspondam. No domingo, eu falei com alguns deles pelo telefone e foi uma atuação de gala. Agora é trabalhar forte e ir com tudo para cima do Grêmio, já na quinta-feira”, completou o novo comandante tricolor.

Esta é a terceira passagem de Joel pelo Bahia. O treinador comandou o clube em 1994 e 1999, tendo conquistado o Baianão em ambas. ‘Papai Joel’, como é conhecido, também treinou o Vitória, maior rival do Bahia, onde conquistou os títulos estaduais de 2002 e 2003, além da Copa do Nordeste, em 2003.

Sardinha?

Antes mesmo de assumir o Cruzeiro, ainda à procura de uma nova equipe, o técnico Joel Santana se envolveu em uma polêmica com o Bahia após ter dito no programa Bem Amigos!, da Sportv, que estava à espera de 'peixe grande', e não de 'sardinha'. Alguns meses depois, antes do confronto Cruzeiro x Bahia, o treinador explicou que em nenhum momento chegou a desmerecer a proposta do Bahia, e disse que tudo não passou de um mal entendido criado por uma jornalista baiano que teria editado a sua resposta.

Nesta terça-feira, o assunto não passou batido, e Joel Santana tratou de colocar um ponto final na história. "Existem coisas que não valem a pena ficar alimentando. Eu não lembro o que eu comi ontem, vou lembrar disso? Mas disseram que eu falei. Quiseram levar para esse lado. Problema deles. Se eu não tivesse uma carreira tão sincera e se não gostasse tanto desse clube, o que é que eu viria fazer aqui agora?", disse. "Só trabalho em time campeão. Só trabalho em time grande.", completou Joel Santana.