Topo

Clássico esvaziado realça irregularidade de Santos e Palmeiras no Brasileirão

Jogo na Vila não terá Neymar, Ganso, Elano, Kleber, Valdivia, Marcos, entre outros - Montagem com fotos Paulo Whitaker/Reuters, Marijan Murat/EFE, Folhapress e Luiza Oliveira/UOL
Jogo na Vila não terá Neymar, Ganso, Elano, Kleber, Valdivia, Marcos, entre outros Imagem: Montagem com fotos Paulo Whitaker/Reuters, Marijan Murat/EFE, Folhapress e Luiza Oliveira/UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/10/2011 07h00

Santos e Palmeiras apresentam campanhas irregularidades, entre outras coisas, pela baixa produção de seus principais atletas. O time da Vila cansou de culpar Mano Menezes pelo excesso de convocações de seu craque, Neymar. Já o time alviverde vê Kleber em péssima fase. O clássico na Baixada, neste domingo, às 16h, realça a falta de contribuição das estrelas: os líderes dos times não estarão presentes.

Pelo lado do Santos, serão sete ausências: Neymar, convocado à seleção. Ganso, Pará e Elano, que estão lesionados. Edu Dracena e Arouca, suspensos, além de Felipe Anderson, com a seleção no Pan-Americano.

Já o Palmeiras terá seis baixas. O goleiro Marcos foi mais uma vez poupado. Cicinho se recupera de uma torção no tornozelo direito. Kleber se recupera de uma tendinite no joelho, João Vitor, com uma lesão no joelho esquerdo, Luan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Valdivia, na seleção chilena.

Muricy vê o time mais distante do topo e o esvaziamento de seu elenco para o clássico. Ele cogita usar três atacantes para minimizar a ausência de Neymar.

“Com três atacantes tem que casar bem a escolha dos jogadores. O Neymar joga muito bem pelas pontas e faz muita falta por isso. Mas, mesmo sem ele, podemos usar três homens na frente”, diz.

O atacante Kleber traduz o momento do Palmeiras no Brasileirão. Suas declarações caem como uma bomba no clube. A última delas quando acusou o time de ter apenas uma jogada ofensiva: bolas paradas de Marcos Assunção.

Dentro de campo, o camisa 30 não tem ajudado. Ele marcou pela última vez no Nacional em 19 de junho, goleada sobre o Avaí. A má fase coincide com a renovação de contrato com o Palmeiras após tentativa do Flamengo em adquirir os direitos do atleta.

Sem Kleber e Luan diante do Santos, Felipão usará Fernandão, Ricardo Bueno e Maikon Leite no ataque.

“É claro que devemos aproveitar que o Neymar não está, pois ele é diferenciado e um dos melhores do mundo. Mas nós também não vamos contar com nossos principais jogadores e a dificuldade será igual para os dois”, comenta Maikon Leite.