Topo

Dupla Fla-Flu duela pela segunda vez na era dos pontos corridos com o mesmo objetivo: o título

Thiago Neves e Deco: dois dos possíveis protagonistas do Fla-Flu sem Ronaldinho e Fred - Montagem com fotos Nelson Almeida/UOL e EFE/ MARCELO SAYAO
Thiago Neves e Deco: dois dos possíveis protagonistas do Fla-Flu sem Ronaldinho e Fred Imagem: Montagem com fotos Nelson Almeida/UOL e EFE/ MARCELO SAYAO

Luiz Maurício Monteiro e Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

09/10/2011 07h10

Neste domingo, às 16h, no Engenhão, Flamengo e Fluminense se enfrentam pela 28ª rodada do Brasileirão. Embora o estádio olímpico João Havelange lembre pouco dos áureos tempos de decisão entre os rivais no Maracanã, o confronto é tratado como uma “final” para a dupla na competição nacional.

Apesar da rivalidade histórica, Flamengo e Fluminense fazem apenas o segundo confronto decisivo na parte de cima da tabela, lutando pelo título, desde que os pontos corridos foram implantados no país, em 2003. Na maioria das vezes, o clube da Gávea e o das Laranjeiras se revezaram nos extremos da tabela.

De 2003 a 2010, Flamengo e Fluminense brigaram no topo em três oportunidades: 2007, 2008 e 2009 (Fla) e 2005, 2007 e 2010 (Flu). Nos anos dos títulos, uma vitória e um empate para cada campeão (2 a 0 e 0 a 0, Flamengo 2009) e (2 a 1 e 3 a 3, Fluminense 2010).

Em 2005, sob o comando do mesmo Abel Braga, o Flu vinha de um título carioca e uma boa campanha no Brasileirão. Porém, uma reta final desastrosa, com cinco derrotas nas últimas cinco rodadas, colocou tudo a perder. Caso semelhante ao Flamengo comandado por Caio Junior, que perdeu até a vaga na Copa Libertadores, em 2008.

Já em 2007, no único ano em que os rivais cariocas conseguiram terminar o Brasileirão na ponta de cima da tabela, o equilíbrio prevaleceu com uma vitória para cada lado. Com um início de campanha irregular, quando se chegou a falar até em rebaixamento na Gávea, o Flamengo se superou e venceu no primeiro turno por 1 a 0. Gol de Léo Moura.

No returno, mesmo garantido na Libertadores por ter sido campeão da Copa do Brasil, o Fluminense deu o troco vencendo por 2 a 0. O placar foi construído com gols de Somália e Thiago Neves, hoje destaque do Rubro-Negro. Na ocasião, o Flamengo terminou em terceiro lugar e o Fluminense em quarto.

Empatados com 44 pontos na edição atual, o vencedor tem a possibilidade de estacionar o rival e terminar a rodada na zona de classificação para a Libertadores do próximo ano. O Tricolor está na frente pelo número de vitórias (primeiro critério de desempate). Sem os astros Ronaldinho e Fred, servindo à seleção brasileira, Thiago Neves e Deco são alguns dos jogadores com a responsabilidade de levar Flamengo e Fluminense, respectivamente, ao êxito no objetivo determinado durante a semana. Resta saber quem deixará o Engenhão mais próximo da meta...