Topo

Leão se vê sem opções na criação após desconfiança e lesão de postulantes

Leão (d) tem sofrido para escolher alguém que lhe agrade para a criação do São Paulo  - João Neto/Vipcomm
Leão (d) tem sofrido para escolher alguém que lhe agrade para a criação do São Paulo Imagem: João Neto/Vipcomm

Renan Prates *

Em São Paulo

01/11/2011 07h00

O técnico Emerson Leão se encontra em um dilema para definir quem será o responsável pela criação de jogadas no São Paulo. Seja por desconfiança ou por lesão, o treinador se vê sem alternativas para preencher o setor nesta reta final do Brasileirão.

AS OPÇÕES DE LEÃO PARA A CRIAÇÃO

Marlos: Leão não confia plenamente, pois sabe que cai muito de rendimento no 2º tempo
Rivaldo: Leão não confia plenamente, pois sabe que cai muito de rendimento no 2º tempo
Lucas: poderia ser aproveitado no setor, mas Leão explicou que deseja tê-lo como um ponta.
Cañete: Lesão que deve tirá-lo dos gramados neste ano acabou com as chances dele ser aproveitado.
Cícero: Meia não reagiu bem às críticas públicas do técnico e ficou 'queimado' por ter reclamado.
Casemiro: Lesão e mau momento fazem com que o treinador não pense em improvisá-lo no setor.

Entre opções diretas e improvisações, Leão tem seis candidatos para preencher a vaga: Rivaldo, Marlos, Lucas, Cicero, Cañete e Casemiro.

Segundo apurou o UOL Esporte, o técnico do São Paulo não confia plenamente em Rivaldo e Marlos, pois sabe que ambos caem muito de rendimento no segundo tempo.

O argentino Marcelo Cañete teria mais chance por ser um meia de ofício, recebeu uma oportunidade contra o Vasco no último domingo, mas se lesionou e só deve voltar em 2012, sendo até ‘cornetado’ pelo técnico, segundo a TV Globo. “Está vendo, a gente quer aproveitar, mas com um minuto machuca", teria dito Leão para a reportagem.

Lucas poderia ser aproveitado no setor, mas o treinador do São Paulo explicou que deseja tê-lo como um ponta de lança. “Não acho que ele é um atleta para perder tempo jogando no meio para depois sair em velocidade. Ele é um jogador para atuar lançado. Tem que jogar mais aberto”, falou ao Arena Sportv.

O polivalente Cicero é um jogador que poderia ser aproveitado na função, pois já atuou no setor, mas a reação intempestiva que ele teve ao fato de Leão ter dito que era calado demais o ‘queimou’ com o treinador.

Casemiro já atuou mais na criação com o antecessor de Leão, Adilson Batista, mas a lesão e o mau momento do jogador fazem esta opção ser descartada.

Com tantos dilemas, Leão deve mesmo escalar Dagoberto improvisado na criação, como fez contra o Libertad pela Sul-Americana (em sua estreia pelo São Paulo), mas não pôde repetir a estratégia porque o atacante estava impedido de atuar contra o Vasco por suspensão.

* Colaborou Ricardo Perrone