Topo

Caio Jr. inova na 'hora errada', acumula derrotas e deve deixar o Botafogo

Caio Júnior não deverá resistir a terceira derrota consecutiva nesta reta final - Bernardo Gentile/UOL Esportes
Caio Júnior não deverá resistir a terceira derrota consecutiva nesta reta final Imagem: Bernardo Gentile/UOL Esportes

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

17/11/2011 06h01

Apesar da quinta colocação no Campeonato Brasileiro, o técnico Caio Júnior raramente teve um momento de paz no comando do Botafogo. A torcida considera o treinador um “professor pardal”, como se diz na gíria do futebol. Na última quarta-feira, na derrota para o América-MG, o comandante colocou o time em campo, pela primeira vez no ano, jogando com três zagueiros.

O resultado negativo, a terceira derrota consecutiva, fez com que a diretoria do clube fizesse uma reunião ainda no estádio para decidir pela permanência ou pela demissão de Caio Júnior. A primeira "invenção" do treinador ocorreu diante do Avaí, pela 31ª rodada da competição. Na oportunidade, o Botafogo precisava de uma vitória para se tornar líder. O comandante, no entanto, barrou Elkeson, em má fase, para a entrada de Felipe Menezes, mas o time foi derrotado por 3 a 2.

Duas rodadas mais tarde, o Alvinegro mais uma vez teve a chance de assumir a ponta. Para isso precisava de uma vitória simples diante do Figueirense. Caio Júnior, mais uma vez, optou em se expor e fazer uma mudança tática no time. Barrou Herrera para a entrada do volante Léo, fazendo com que Renato fosse adiantado para a meia. O resultado não foi o esperado e o Botafogo conheceu sua primeira derrota atuando no Engenhão no atual Campeonato Brasileiro.

Contra o América-MG, quarta-feira, o treinador foi ainda mais radical. Sacou mais uma vez o atacante Herrera, mas para colocar Gustavo. Desta forma o time atuou com três zagueiros pela primeira vez na competição. O comandante ainda trocou Lucas por Alessandro na lateral-direita. Caio Júnior explicou o porquê das alterações.

“O time precisa se recuperar. Por isso a entrada do Alessandro e do Gustavo, eles têm vibração e confiança. O lado emocional pesa e é muito importante nesta reta final”, disse antes da derrota por 2 a 1.

Em cerca de oito meses, Caio Júnior comandou o Botafogo em 47 jogos, conquistando 21 vitórias, 12 empates e 14 derrotas. Esses resultados representam um aproveitamento de 53,2% dos pontos conquistados. Caio estreou no Botafogo no dia 31 de março, com a vitória sobre o Paraná Clube, por 2 a 1, pela Copa do Brasil.