Topo

Título, Libertadores ou Série B? Veja o que está em jogo na última rodada

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/11/2011 09h41

A rodada final do Campeonato Brasileiro terá pelo menos uma disputa importante em cada uma de suas dez partidas, muitas delas grandes clássicos regionais. Em meio às disputas por título, Libertadores, Sul-Americana ou fuga da Série B, o UOL Esporte preparou um guia para você saber o que está em jogo no confronto decisivo para o seu time. 

VEJA O QUE ESTÁ EM JOGO EM CADA UM DOS CONFRONTOS DA RODADA FINAL

Flávio Florido/UOLCorinthians x Palmeiras
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Vale: Título

Líder, o Corinthians está a um empate do seu quinto título brasileiro. Diante do maior rival, pode ser campeão até perdendo, caso o Vasco tropece contra o Flamengo.

Para o Palmeiras, sem aspirações no campeonato, vale o gostinho de tirar a taça das mãos do rival.
Fernando Maia/UOLVasco x Flamengo
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Vale: Título e Libertadores

O Vasco joga sua última chance de título contra o maior rival. Para levar o seu quinto Brasileiro, precisa vencer e torcer por uma derrota do Corinthians contra o Palmeiras.

Quarto colocado, o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho precisa de pelo menos um empate no clássico para se garantir na Libertadores do ano que vem.
Washington Alves/VIPCOMMCruzeiro x Atlético-MG
Local: A. do Jacaré, Sete Lagoas (MG)
Vale: Rebaixamento e Sul-Americana

O desesperado Cruzeiro precisa vencer seu maior rival para não depender de nenhum resultado para se manter na Série A. Se tropeçar, terá de torcer contra Ceará e Atlético-PR.

Já livre da queda, o Atlético-MG só pensa em rebaixar o rival, mas precisa de um empate para garantir sua vaga na Sul-Americana da próxima temporada.
Jefferson Bernardes/VipcommInter x Grêmio
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Vale: Libertadores

O Inter pode alcançar a vaga na Libertadores se vencer o arquirrival Grêmio e contar com tropeços de Coritiba ou Flamengo, que estão à frente na tabela.

Sem motivação no Campeonato Brasileiro, o Grêmio joga apenas para atrapalhar as pretensões dos rivais.
GERALDO BUBNIAK/FOTOARENA/AEAtlético-PR x Coritiba
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Vale: Libertadores e rebaixamento

O Coritiba pode confirmar a ascensão com uma vaga na Libertadores. Para isso, precisa vencer para não depender do resultado de nenhum rival direto.

O Atlético-PR joga a vida no clássico. Para seguir na Série A, precisa vencer e torcer por tropeços de Cruzeiro e Ceará.
Eduardo Knapp/FolhapressSão Paulo x Santos
Local: J. Paulo II, Mogi Mirim (SP)
Vale: Libertadores

Mal em clássicos no ano e longe do Morumbi, o São Paulo tem de vencer e torcer por uma combinação improvável para ir à pré-Libertadores de 2012.

De olho no Mundial e com um time misto, o Santos tem pouca motivação para o jogo decisivo que não apenas atrapalhar o rival.
Ricardo Cassiano/UOLBotafogo x Fluminense
Local: Raulino, V. Redonda (RJ)
Vale: Libertadores

O Botafogo em crise precisa de um milagre para ir à Libertadores. Além de vencer, tem de torcer contra quatro rivais diretos na rodada.

Já na Libertadores e sem chance de título, o Fluminense joga para garantir o terceiro lugar no Brasileirão.
Satiro Sodré/AGIFAvaí x Figueirense
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Vale: Libertadores

Depois de ameaçar brigar pelo título, o Figueirense tem de vencer o clássico e secar os rivais para sonhar com vaga na Libertadores.

Na lanterna e já rebaixado, o desmotivado Avaí joga para, no máximo, atrapalhar as pretensões de seus rivais na competição.
Edu Andrade/Agência FreeLancerBahia x Ceará
Local: Pituaçu, Salvador (BA)
Vale: Rebaixamento e Sul-Americana

Primeiro na zona do descenso, o Ceará tem de vencer fora de casa e torcer contra o Cruzeiro para sonhar com a permanência na Série A.

Já livre da queda, o Bahia precisa vencer e torcer por um tropeço de Atlético-MG ou Atlético-GO para ir à Sul-Americana.
ADALBERTO MARQUES/AGIF/AEAtlético-GO x América-MG
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Vale: Sul-Americana

O Atlético-GO, já livre do descenso, precisa vencer para garantir vaga na competição continental, mas também deve se classificar com um empate.

Rebaixado, o América-MG joga sem motivação alguma na partida mais sem graça da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro.