Topo

Fla completa 42 dias sem vencer, e defesa vira vilã com alta média de gols sofridos

Marcos González não conseguiu repetir as boas atuações de Universidad de Chile - Alexandre Vidal/FotoBR
Marcos González não conseguiu repetir as boas atuações de Universidad de Chile Imagem: Alexandre Vidal/FotoBR

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/05/2012 06h00

O sistema defensivo foi apontado pelo técnico Joel Santana como o grande problema da equipe. Os números reforçam a afirmação do treinador: nos últimos três jogos a defesa do Flamengo foi vazada em sete oportunidades – média de 2,33 gols sofridos por partida. Assim, o time da Gávea acumulou uma derrota, dois empates e alcançou a marca de 42 dias sem vencer uma partida. O último triunfo ocorreu no dia 15 de abril, quando o Rubro-negro bateu o Americano, por 3 a 1, ainda pelo Campeonato Carioca.

REESTREIA DE IBSON É OFUSCADA POR VAIAS A R10 E TEM PEDIDO DE DESCULPAS

  • O início da terceira passagem de Ibson pelo Flamengo foi dividida em duas partes. No primeiro tempo da reestreia, o camisa 7 teve grande atuação, sofreu um pênalti – convertido por Ronaldinho Gaúcho – e desceu para o intervalo aclamado pela torcida. Entretanto, a etapa complementar não ocorreu como o meia esperava. A equipe rubro-negra vacilou, cedeu o empate ao Internacional e viu o camisa 10 ser hostilizado pelas arquibancadas, ato que ofuscou seu retorno ao time da Gávea. Ao fim da patida, o camisa 7...

O empate com o Internacional parece ter sido a gota d’água para Joel Santana, que se mostrou irritado com a atuação da defesa na partida do último sábado. O Flamengo vencia por 3 a 1 até os 21min da etapa complementar, mas sofreu o empate em 5 minutos. O treinador não reclamou da atuação da equipe como um todo e apontou as falhas defensivas como principal motivo pelo resultado negativo.

“Olha, lamentar resultado é uma coisa, mas desempenho é outra. Eu fico chateado porque o Flamengo foi superior, nós criamos muito mais chances, poderíamos ter ido para o intervalo com uma vantagem maior. Não podemos levar dois gols da forma como ocorreu. Vou conversar com eles [jogadores] para tentar entender”, disse.

Enquanto a diretoria sonha com a volta de Juan, atualmente na Roma-ITA, os torcedores encaram a dura realidade de contar com Wellinton e Marco Gonzáles entre os titulares na zaga. Além da dupla, o técnico Joel Santana conta com Frauches e Thiago Medeiros, recém-contratado junto ao Madureira. Para garantir o retorno de Ibson, a diretoria perdeu uma peça importante no setor ao enviar David Braz ao Santos.

E é com essas peças que o comandante rubro-negro tenta arrumar o sistema defensivo. Joel Santana tem mais dez dias para trabalhar a equipe. Isso porque o Flamengo só volta a jogar pelo Brasileiro no dia 6 de junho, quando medirá forças com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Antes, no entanto, o rubro-negro terá um amistoso em Teresina-PI, na próxima quinta-feira, às 19h30, contra uma seleção local.