Topo

Único pendurado, Luis Fabiano adota estilo 'reclamão' e vira motivo de preocupação

Luis Fabiano levou cartão amarelo nas duas partidas que disputou neste Brasileirão - Leonardo Soares/UOL
Luis Fabiano levou cartão amarelo nas duas partidas que disputou neste Brasileirão Imagem: Leonardo Soares/UOL

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

04/06/2012 06h00

O atacante Luis Fabiano conseguiu controlar os seus ímpetos com o passar do tempo. Mas nesta temporada, ele tem se caracterizado pelo estilo ‘reclamão’, prática que lhe rendeu vários cartões amarelos, o deixou pendurado no Brasileirão e causa preocupação no técnico Emerson Leão.

Na última partida do São Paulo (vitória por 1 a 0 contra o Bahia), Luis Fabiano fez o gol do triunfo do Tricolor, mas levou amarelo por reclamação, fato que desagradou Leão. "Às vezes o atleta está em campo e esquece as coisas. Precisamos trabalhar a irritabilidade", justificou o comandante são-paulino na ocasião.

No duelo inicial contra o Botafogo (derrota por 4 a 2 no Rio de Janeiro), a história já havia sido a mesma – Luis Fabiano reclamou do lance do pênalti de Paulo Miranda e levou o cartão amarelo da arbitragem.

"Já conversei com o Fabiano e vou continuar conversando todos os dias. Ele sabe da sua importância e já decidimos um campeonato sem a presença dele", falou Leão depois do jogo contra o Bahia.

O treinador do São Paulo se referiu ao Paulistão deste ano. Luis Fabiano levou cartão amarelo contra o Bragantino e ficou de fora da semifinal contra o Santos, jogo perdido pelo Tricolor por 3 a 1 – Willian José atuou no seu lugar.

A preocupação de Leão faz sentido. Luis Fabiano atuou em 17 partidas pelo São Paulo neste ano, e marcou 15 gols, o que dá uma alta média de 0,8 por jogo. Sem o Fabuloso, o Tricolor perde a sua principal referência ofensiva.