Topo

Times paulistas ganham uma vez em 17 jogos e têm pior início nos pontos corridos

Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras priorizam Libertadores e Copa do Brasil - Divulgação/Santos, Joel Silva/Folhapress, Ricardo Nogueira/Folhapress, Luiz Pires/Vipcomm
Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras priorizam Libertadores e Copa do Brasil Imagem: Divulgação/Santos, Joel Silva/Folhapress, Ricardo Nogueira/Folhapress, Luiz Pires/Vipcomm

Carlos Padeiro

Do UOL, em São Paulo

08/06/2012 06h00

Estado que domina o Campeonato Brasileiro nos pontos corridos, com seis títulos em nove edições, São Paulo têm seus seis representantes entre os dez últimos colocados, após três rodadas  em 2012. É o pior início do futebol paulista desde que o sistema de disputa foi implantado, em 2003.

As seis equipes jogaram no total 17 partidas. O único confronto paulista foi o empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Portuguesa, na primeira rodada. Juntando todos os resultados (o empate de Verdão x Lusa é contado duas vezes), foram nove derrotas, oito empates e apenas uma vitória - do São Paulo sobre o Bahia, 1 a 0, na segunda rodada.

O time tricolor ocupa a 11ª colocação, com três pontos. O Santos empatou três vezes e é o 13º, seguido pela Ponte Preta, que soma dois pontos. Palmeiras, Corinthians e Portuguesa aparecem na zona de rebaixamento, com um ponto cada.

Até então, o pior começo dos paulistas ocorrera em 2008, quando Palmeiras, Santos, São Paulo e Portuguesa somaram juntos 10 pontos nas três rodadas iniciais. Como eram apenas quatro representantes do Estado (Corinthians e Ponte Preta disputavam a segunda divisão), o aproveitamento foi melhor do que o atual.

Em 2011, 10, 07, 06, 05, 04 e 03, ao menos um time paulista figurava entre os quatro primeiros colocados. No ano passado, por exemplo, o São Paulo liderava com 100% de aproveitamento (nove pontos), seguido por Corinthians e Palmeiras, com sete.

Pesa contra os quatro maiores clubes do Estado a presença na semifinal da Libertadores e da Copa do Brasil. Santos e Corinthians se enfrentam pelo torneio continental, enquanto o Palmeiras pega o Grêmio, e o São Paulo, o Coritiba, no mata-mata nacional.

Para o corintiano Tite, isso não serve de desculpa. O treinador ficou irritado após o empate por 1 a 1 com o Figueirense diante de 23 mil torcedores no Pacaembu, na noite da última quinta-feira.

“A resposta é abrangente, mas não serve como justificativa. Sabemos da grandeza da Libertadores e da posição que estamos, com a melhor campanha da história do Corinthians, mas queria estar com resultados melhores no Brasileiro para gerar confiança. Agora é a busca da recuperação contra o Grêmio, depois da frustração do jogo de hoje [contra o Figueirense]”, comentou Tite.