Topo

Goleiros do lanterna Corinthians têm o pior aproveitamento do Brasileirão

Goleiro Cássio sofreu quatro dos cinco gols que o Corinthians levou no Brasileirão - Ricardo Nogueira/ Folhapress
Goleiro Cássio sofreu quatro dos cinco gols que o Corinthians levou no Brasileirão Imagem: Ricardo Nogueira/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/06/2012 12h53

O péssimo início do Corinthians no Campeonato Brasileiro não passa apenas pela opção da comissão técnica alvinegra em poupar os titulares por conta da disputa das semifinais da Copa Libertadores contra o Santos. Com apenas um ponto em quatro jogos disputados, o time tem tido problema com o desempenho dos seus goleiros.

A força defensiva da equipe é considerada um dos principais motivos para a boa campanha no torneio continental, mas ainda não apareceu no Brasileirão. Foram cinco gols nas quatro primeiras rodadas e, apesar de ser a equipe que menos sofre arremates a gol, os goleiros corintianos não têm ido bem quando exigidos.

O Corinthians sofre apenas nove arremates ao seu gol por jogo, melhor desempenho entre as 20 equipes da competição. O problema está no desempenho dos goleiros, que fazem apenas 1,8 defesas por partida do Brasileirão, pior aproveitamento segundo o Datafolha.

Tite usou o titular Cássio nos três primeiros jogos (derrotas para Fluminense e Atlético-MG e empate com o Figueirense) e o reserva Danilo Fernandes na derrota para o Grêmio, no último domingo. Nenhum dos dois aparece na lista dos goleiros com mais defesas do Brasileirão.

Dois dos cinco gols sofridos pela equipe foram em falhas dos goleiros. Primeiro, Cássio foi mal no jogo contra o Atlético-MG, em gol do meia Danilinho, e Danilo Fernandes falhou no gol de Marco Antônio, o primeiro do Grêmio.

Outro dado que mostra o fraco desempenho dos arqueiros é o baixo aproveitamento dos rivais do Corinthians nas quatro primeiras rodadas do torneio no quesito finalização. Apenas o Fluminense, algoz da primeira rodada está na parte de cima do ranking, com 43,2% de pontaria.

O Atlético-MG tem apenas 30,7% de aproveitamento nas finalizações, o Figueirense é um pouco melhor, com 34,3%, enquanto o time gaúcho acerta 36,1% dos chutes que dá ao gol do adversário.

Nos desarmes, o Corinthians mantém o bom desempenho apresentado no Campeonato Paulista e também na Libertadores. São 125,3 botes alvinegros por partida, desempenho que coloca o time na quinta colocação. 

A meta alvinegra já causou dor de cabeça ao técnico Tite neste ano. O ex-titular Júlio César foi barrado após falhar na eliminação do time para a Ponte Preta nas quartas de final do Paulistão e deu lugar a Cássio, que se firmou na posição com boas atuações, principalmente na Libertadores.