Topo

Espião, Ramon orienta Fla para jogo de xadrez contra Corinthians 'quase perfeito'

Mesmo sem poder jogar, lateral Ramon ajudará Flamengo na partida desta quarta-feira - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Mesmo sem poder jogar, lateral Ramon ajudará Flamengo na partida desta quarta-feira Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/07/2012 14h40

Mesmo fora do jogo por questões contratuais, o lateral esquerdo Ramon será uma peça importante para o Flamengo na partida desta quarta-feira, contra o Corinthians. Com direitos vinculados ao time do Parque São Jorge e atuando no alvinegro paulista até duas semanas atrás, ele será uma espécie de espião do técnico Joel Santana. E mesmo sem conversar ainda com o treinador rubro-negro, ele já sabe o que falar para o comandante.

Segundo o lateral, será preciso muita paciência para vencer um jogo típico de xadrez contra uma equipe taticamente quase perfeita.

"Estive lá por um bom tempo e sei que não é fácil encarar o Corinthians. O nosso time vai precisar de muita calma, muita paciência, para furar o bloqueio deles. É praticamente um jogo de xadrez. Tem que ser inteligente para vencer ali. É um time taticamente perfeito, que marca demais, com prazer, e não facilita para ninguém. Só conseguiremos uma vitória com uma disciplina tática muito boa", analisou Ramon, destacando ainda que o time precisará mais de força do que técnica para superar a marcação corintiana.

"O futebol hoje é mais força. Em uma porcentagem, colocaria 60% de força, 40% de técnica. Infelizmente, é assim. No futebol brasileiro a gente sobressaiu como futebol arte, mas está mudando. O Corinthians representa bem isso. Eles perdem a bola, e logo pressionam. Precisamos estar atentos a isso", salientou o lateral esquerdo rubro-negro.

Ramon ainda destacou a amizade dos jogadores do time paulista, que acaba sendo levada para dentro de campo e ajudando. Segundo ele, os atletas do Flamengo podem fazer isso também, como forma de se tornarem mais fortes.

"A galera lá é muito amiga e leva isso para o gramado. Se ajudam, correm pelos outros, falam bastante. Tenho certeza que aqui no Flamengo também pode ser assim. No jogo de domingo, contra o Bahia, falamos isso, levamos para o campo, e conseguimos vencer uma batalha muito difícil. Vamos manter essa pegada", prometeu Ramon.

Além da amizade dentro de campo e das dicas de Ramon, o Flamengo terá outras armas para buscar a vitória sobre o atual campeão brasileiro e da Libertadores. Vagner Love, Léo Moura, Marcos González e Bottinelli estarão de volta ao time. Cáceres, volante paraguaio que aguarda sua regularização para esta sexta-feira, também pode ser outra novidade.