Topo

Aproveitamento do Santos despenca sem Neymar e expõe dependência em 2012

Sem Neymar, o Santos conquistou apenas 45% dos pontos disputados na temporada 2012 - Ivan Storti/DivulgaçãoSantosFC
Sem Neymar, o Santos conquistou apenas 45% dos pontos disputados na temporada 2012 Imagem: Ivan Storti/DivulgaçãoSantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/07/2012 06h00

A ausência de Neymar nas partidas do Santos expõe a condição da equipe no Campeonato Brasileiro, que está a três pontos da zona de rebaixamento. Sem sua principal estrela, o alvinegro praiano só conquistou 45% dos pontos disputados nesta temporada e expõe a dependência do time pela camisa 11.

Neymar desfalcou o Santos em 14 jogos neste ano foram quatro vitórias, sete empates e três derrotas. A média de gols também foi prejudicada sem a presença do craque – 14 gols pró e dez contra.

Com o craque santista em campo, o Santos disputou 31 jogos e venceu 19. Foram cinco empates e sete derrotas. O aproveitamento de pontos sobe para 66,6%. A equipe santista ainda marcou 74 gols e sofreu apenas 28.

Só Neymar marcou 30 gols em 2012, média de quase um gol por partida. Foram dois em três jogos no Brasileirão, 16 em 20 partidas no Campeonato Paulista, e oito gols e 12 confrontos do Santos na Copa Libertadores da América.

“Nosso time não toma gol, mas também não faz. Nosso problema é do meio para a frente. Mas também perdemos de uma vez e os que fazem a diferença (Ganso e Neymar) e três centroavantes (Alan Kardec, Borges e Rentería). Não é qualquer time que perde cinco jogadores e continua igual”, lamentou Muricy.

Neymar defende a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres e pode desfalcar o Santos em mais seis jogos.

Se o Brasil chegar à final da competição, em 11 de agosto, no estádio de Wembley, Neymar desfalcará ainda Santos contra Vasco, Atlético-MG, Ponte Preta, Náutico, Cruzeiro e Atlético-GO, adversários santistas durante o período de disputa do torneio olímpico.