Topo

Esporte


Patito enfim é regularizado na CBF e pode estrear pelo Santos contra o Atlético-GO

Divulgação/Santos FC
Patito chegou ao Santos há 20 dias e não podia estrear por falta de regularização Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

2012-08-10T14:16:46

10/08/2012 14h16

O meia-atacante Patito Rodríguez enfim teve sua documentação regularizada no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pode estrear com a camisa santista no duelo contra o Atlético-GO neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio do Pacaembu, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

ATACANTE ANDRÉ RETORNA AO SANTOS

  • Divulgação/Atlético-MG

    Santos anuncia André até o fim de 2013 e paga 2 milhões de euros por 25% do atacante

"Saiu há poucos minutos, ele já tem condições de jogo. Conseguimos pela Fifa, que autorizou, emitiu o TMS (Transfer Matching System - Sistema de Regulamento de Transferência) e a CBF pôde inserir a regularização”, afirmou o diretor jurídico do Santos, João Vicente Gazolla.

Patito chegou ao Santos há 20 dias, mas estava impossibilitado de estrear com a camisa do Santos. Isso porque, a AFA (Associação de Futebol Argentino), bloqueou as contas oficiais do ex-clube do jogador por conta de dívidas milionárias.

O clube brasileiro teve que acionar a Fifa para conseguir a liberação do argentino, e o pai de Patito viajou a Argentina para entrar na Justiça. Por prudência, o Santos adiou o pagamento do valor referente aos 50% dos direitos econômicos do jogador.

A equipe da Vila Belmiro descobriu que a conta bancária oferecida pelo Independiente para o depósito tinha origem duvidosa.

No caso do dinheiro envolvido para a contratação de Patito, o Independiente armou estratégia para que o valor não fosse confiscado pela AFA, criando uma conta “alternativa”, configurando caixa 2.

Patito chegou a ter sua apresentação cancelada no Santos há dez dias. Enquanto aguardava a liberação, o argentino se destacava nos treinos e arrancava suspiros do técnico Muricy Ramalho, que elogiou a qualidade do atleta durante as atividades.

“Ele (Patito) mostrou que é diferente”, disse o treinador, que confirmou a presença do argentino no banco de reservas na partida contra os goianos. “Vai ficar no banco porque precisa de entrosamento com o time”.

Mais Esporte