Topo

Santistas aumentam tom de críticas por suposta perseguição a Neymar

Neymar foi expulso na partida contra o Grêmio e não conseguiu ajudar o Santos - Lucas Uebel/Preview.com
Neymar foi expulso na partida contra o Grêmio e não conseguiu ajudar o Santos Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Do UOL, em São Paulo

01/10/2012 06h00

Neymar é considerado o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro, fato que já o tornaria o principal alvo de torcidas, adversários e juízes. O sentimento santista, no entanto, é que uma suposta perseguição principalmente dos juízes tem só aumentado, o que fez subir também o tom das reclamações por esse suposto “complô” contra o craque.

Na partida contra o Grêmio deste domingo, Neymar foi caçado pelos jogadores do time gaúcho e acabou expulso após receber cartão vermelho depois de se enroscar em uma jogada no meio de campo com o gremista Pará, que não recebeu nem amarelo. Antes, o camisa 11 do Peixe havia sido advertido com amarelo por reclamar de faltas não marcadas pelo árbitro Nielson Nogueira Dias.

A atuação do juiz foi muito criticada pelos jogadores santista e pelo técnico Muricy Ramalho. “Não gosto de falar de arbitragem, mas está ficando chato esse negócio de juiz se aparecer em cima do Neymar”, disse o treinador do Santos.

O próprio Neymar criticou as atitudes do árbitro e pediu que os juízes brasileiros mudem a postura dentro de campo.

“Acho que tem que ter bom senso. Não falei o jogo inteiro com ele e só fui naquele lance. Tem que ter esse momento de conversa em campo para tentar acertar as coisas, não só o juiz levantar o rosto e não falar com ninguém”, afirmou.

O fato é que as manifestações de apoio ao jogador por parte da comissão técnica, direção e da torcida alvinegra tem sido cada vez maiores, fatos que coincidem com o aumento das criticas desde o amistoso da seleção brasileira contra a África do Sul no começo de setembro, no estádio do Morumbi, quando o atacante foi muito vaiado pelo público.

A torcida uniformizada do Santos Torcida Jovem lançou manifesto há pouco mais de uma semana em que diz acreditar haver esquema na arbitragem e mídia para prejudicar o atacante Neymar. Panfletos foram distribuídos antes do jogo contra a Portuguesa, pelo Brasileirão, no dia 22 de setembro.

O jogador inclusive foi desfalque na partida contra a Lusa por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Na partida anterior, Neymar foi advertido por suspostamente ter provocado a torcida do Coritiba ao comemorar um dos seus gols.

A perseguição ao jogador tomou tamanha proporção que a revista Placar produziu uma capa em que o jogador aparece crucificado. A publicação do mês de outubro tenta defender o jogador e diz que ele tem passado por um processo de “crucificação” pela fama de cai-cai.

O jogador falou sobre a capa da publicação após o empate por 1 a 1 com o Grêmio em Porto Alegre. “Vi a capa sim, mas não senti nada diferente. É uma matéria de reflexão e cabe a cada um analisar da melhor maneira”, disse.

Foi a primeira expulsão de Neymar na temporada 2012 e a quarta em sua carreira. Em 2010, o atacante foi expulso em um jogo contra o Palmeiras após fazer falta dura. Já em 2011, ele recebeu o cartão vermelho duas vezes. O primeiro na partida contra o Colo-Colo pela Libertadores após comemorar seu gol com um máscara dele mesmo e depois em uma partida contra o Atlético-MG pelo Brasileirão ao reclamar e ironizar uma marcação do árbitro.