Topo

Sem Neymar por 4 jogos, Santos perde maior driblador e mais 'caçado' do Brasileirão

Segundo Datafolha, Neymar executa em média 8,3 dribles por partida no Brasileirão - Junior Lago/UOL
Segundo Datafolha, Neymar executa em média 8,3 dribles por partida no Brasileirão Imagem: Junior Lago/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/10/2012 06h00

Após a recusa da CBF em adiar jogos do Santos como mandante no Campeonato Brasileiro, o alvinegro praiano já sabe que perderá Neymar em quatro das onze rodadas restantes da competição. Com isso, o técnico Muricy Ramalho perde o que chama de ‘metade da equipe’. “Quando ele (Mano Menezes) convoca o Neymar, chama 50% do nosso time”, disse o treinador.

Entretanto, os números demonstram que o Santos perde muito mais sem Neymar. Além de 70% de aproveitamento dos pontos disputados com o craque em campo, o time de Muricy ainda fica sem o maior driblador e principal alvo dos adversários no Brasileiro.

Segundo Datafolha, Neymar lidera o ranking dos atletas mais habilidosos, com média de 8,3 dribles por jogo. Lucas, do São Paulo, fica com a segunda colocação, com média de 6,6 dribles.

O craque santista também é o jogador que mais apanha, com média de 7,6 faltas sofridas. O chileno Valdivia, do Palmeiras, que sofre em média 4,7 infrações, é o segundo da lista de ‘atletas que mais apanham’ na competição nacional.

O craque santista também possui defeitos. Bastante acionado nas dez partidas que disputou no Brasileiro, Neymar é o atleta mais “distraído”, já que lidera o ranking dos atletas que mais perdem bola na competição.

Sem Neymar em campo, o Santos tem apenas 25% de aproveitamento dos pontos disputados no Brasileiro. Foram apenas duas vitórias, sete empates e oito derrotas.  Como não é novidade para ninguém o jogador carrega o time nas costas, a diretoria santista tentou ao adiamento dos jogos contra Vasco e Atlético-MG, nos próximos dias 14 e 17, respectivamente.

O motivo do apelo santista é a convocação de Neymar para os amistosos da seleção brasileira contra Iraque e Japão, nos dias 11 e 16 de outubro. A CBF negou o pedido. Com isso, Muricy Ramalho não poderá contar com Neymar em mais quatro rodadas do Campeonato Brasileiro. Além dos duelos contra Atlético e Vasco, o camisa 11 não poderá atuar contra o Botafogo, no Engenhão, no dia 10, já que os atletas convocados se apresentarão ao técnico Mano Menezes no dia 7.

Se não bastasse, Neymar foi expulso contra o Grêmio no último domingo e cumprirá suspensão na partida contra o Internacional, no próximo sábado, na Vila Belmiro.