Topo

Flu chega ao 13º jogo sem sofrer gol e busca 'novo Cavalieri' com treino e churrrasco

Goleiros do Fluminense participam de churrasco na casa do preparador Marquinhos - arquivo pessoal
Goleiros do Fluminense participam de churrasco na casa do preparador Marquinhos Imagem: arquivo pessoal

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/10/2012 06h00

Defesa menos vazada do Brasileiro, com 18 gols sofridos, o Fluminense chegou ao 13º jogo sem sofrer gol no último sábado, quando venceu o Botafogo por 1 a 0 e manteve a vantagem de seis pontos na liderança do torneio nacional. Um dos responsáveis pelo bom momento na retaguarda tricolor é o goleiro Diego Cavalieri, que mais uma vez teve atuação decisiva no clássico. Para encontrar outros arqueiros do nível do camisa 12, o time das Laranjeiras alia treinamento com uma tradicional confraternização.

Preparador de goleiros na terceira passagem pela equipe carioca, Antônio Marques Lopes, o Marquinhos, costuma reunir os arqueiros de todas as categorias do clube, inclusive do profissional, para um churrasco na sua residência. O último aconteceu no início de setembro. O objetivo é aproximar os jovens da base aos profissionais e proporcionar a troca de dicas e conselhos dos mais experientes aos mais novos.

O momento de descontração também serve para aliviar a pressão sobre os goleiros do time titular, especialmente Diego Cavalieri, que novamente usou um discurso ressaltando o coletivo, mesmo após ter grande atuação na vitória sobre o rival alvinegro. 

"O importante é que estamos mantendo o equilíbrio, a equipe está dividindo bem. Há uma entrega do grupo e por isso que conquistamos vitórias em jogos complicados. Mas ainda temos muita coisa pela frente, muitos jogos duros", disse o camisa 12 do Fluminense.

Apesar do momento de descontração, os goleiros não tem vida fácil na mão do preparador. Enquanto os jogadores de linha aparecem no campo, os comandados de Marquinhos já iniciaram o treinamento há uma hora. Repetição e esforço que tem dado resultado para o time carioca. Cavalieri é apenas o 20º goleiro mais vazado do torneio, com média de 0,65 gols sofridos por partida.

 
#dev_albumEmbed010('tagalbum','22492')

O Fluminense lidera o Campeonato Brasileiro com 62 pontos, seis acima do Atlético-MG, segundo colocado. O tricolor se reapresenta nesta segunda-feira, às 15h30, nas Laranjeiras, e volta a campo na quarta-feira, às 19h30, contra o Bahia, no estádio Pituaçu.