Topo

Por jogo contra o Atlético-MG, Neymar faltará em julgamento; advogado tentará mudar artigo

Neymar pode pegar até 12 jogos de suspensão por causa da expulsão contra o Grêmio - Nelson Antoine/AP
Neymar pode pegar até 12 jogos de suspensão por causa da expulsão contra o Grêmio Imagem: Nelson Antoine/AP

Do UOL, em Santos (SP)

15/10/2012 16h33

O técnico Muricy Ramalho pretende utilizar o atacante Neymar no duelo contra o Atlético-MG nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro. Por conta disso, o jogador não deve comparecer em seu julgamento noSuperior Tribunal de Justiça Desportiva.

O craque santista foi denunciado no artigo 254-A do Código Brasileiro (agressão física ao adversário) por se desentender com Pará em jogo contra o Grêmio e pode pegar de quatro a 12 jogos de suspensão.

“Temos que ponderar, é uma partida importante. Tirá-lo de um evento desse porte, o Santos vem de duas vitórias consecutivas. Creio que a sensibilidade dos auditores vai prevalecer. Se ele não for (ao julgamento), não significa um desprestigio, pelo contrário, é uma necessidade do Muricy em contar com ele”, afirmou o advogado do Santos, João Vicente Gazolla à rádio Globo.

O advogado revelou sua estratégia de defesa para que o Santos conte com Neymar nos próximos jogos do Campeonato Brasileiro.

“A gente tem uma expectativa de deixá-lo em condição de jogo. Temos ótimas expectativas para desclassificar para outro artigo, já que esse é de quatro a 12 jogos”, explicou.

Gazolla acredita que o histórico disciplinar do jogador em sua carreira também pode influenciar no julgamento. Desde que foi promovido ao time principal do Santos em 2009, Neymar recebeu apenas quatro cartões vermelhos.

“Isso eu não tenho dúvida (histórico favorável). A intenção de agredir não faz parte da vida esportiva do Neymar. Ele é exemplar. Foi apenas um lance mais confuso. Nenhum dos dois (Neymar e Pará) teve a intenção de agressão”, disse.

Mesmo que seja punido pelo STJD, Neymar pode defender o Santos contra o Atlético-MG, já que a suspensão começará a ser válida no dia seguinte do julgamento: na próxima quinta-feira.

“Quarta-feira ele tem condições de jogo. A eventual punição vigora no dia seguinte, na quinta-feira”, comentou Gazolla.

Neymar defende a seleção brasileira em amistosos na Europa. Após atuar na goleada por 6 a 0 diante do Iraque na semana passada, o atacante jogará o duelo entre Brasil e Japão, na Polônia, nesta terça-feira.