Topo

Rafael Marques recebe alta e volta com delegação atleticana a BH; Bernard é dúvida contra Flu

Rafael Marques sofreu traumatismo craniano e passou a noite internado em Santos - Ricardo Nogueira/Folhapress
Rafael Marques sofreu traumatismo craniano e passou a noite internado em Santos Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

18/10/2012 12h03

O zagueiro Rafael Marques, que sofreu traumatismo craniano encefálico após choque de cabeça com Leonardo Silva durante o empate com o Santos, por 2 a 2, nessa quarta-feira, na Vila Belmiro, recebeu alta da Santa Casa de Misericórdia na manhã desta quinta-feira e viajará com a delegação do Atlético-MG que retorna à capital mineira na tarde desta quinta-feira. O meia Bernard, que sofreu um princípio de convulsão no mesmo jogo, também volta com o grupo, mas é dúvida para o jogo com o líder Fluminense.

Zagueiro do Atlético-MG sofre trauma na cabeça e fica desacordado, mas passa bem

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    Um momento de apreensão marcou o primeiro tempo da partida entre Santos e Atlético-MG. O zagueiro atleticano Rafael Marques se chocou com o companheiro Leonardo Silva e ficou desacordado. Depois da demora no atendimento, uma vez que a ambulância não pôde entrar no gramado da Vila Belmiro, o jogador foi encaminhado a um hospital e, segundo o médico do clube mineiro, Otaviano Oliveira, recuperou a consciência e passa bem.

“O Rafael teve alta agora de manhã, foi reavaliado, está bem, um pouco assustado ainda com o que aconteceu, disse que não se lembra do lance, mas está bem, se recuperando. Teve alta, viaja com a gente para Belo Horizonte”, informou o médico Otaviano Oliveira ao UOL Esporte.

O zagueiro, que passou toda a noite em observação no hospital, localizado a um quilômetro da Vila Belmiro, passou bem durante a madrugada e na manhã desta quinta-feira foi reavaliado por um neurologista, que constatou a melhora do atleta e o liberou para retornar a Belo Horizonte

Apesar de ter sido liberado  para viajar com o restante da delegação atleticana, Rafael Marques seguirá em observação pelo departamento médico atleticano nesta quinta-feira e já foi vetado para a partida com o Fluminense, domingo, às 16h, no Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. “Não poderá fazer atividades físicas nos próximos dias, já está vetado para este jogo”, explicou Otaviano Oliveira. Livre de suspensão, Réver deve formar dupla com Leonardo Silva.

Ainda no primeiro tempo da partida dessa quarta, Rafael Marques chocou-se com o companheiro Leonardo Silva e desmaiou em campo. Depois da demora no atendimento, uma vez que a ambulância não teve como entrar no gramado da Vila Belmiro por causa de um degrau que impediu o acesso, o jogador foi encaminhado e submetido a uma série de exames.

Otaviano de Oliveira, que acompanhou o atendimento ao jogador no hospital em Santos, informou que os exames descartaram lesão no zagueiro.  “O jogador foi avaliado por um neurocirurgião, fez tomografias e radiografias no crânio e na coluna cervical, não foi constada nenhuma lesão cerebral. Ele sofreu apenas um traumatismo craniano encefálico”, afirmou o médico do Atlético, ainda na noite de quarta-feira.

Bernard

Outro atleta atleticano que deixou o duelo com problema foi o meia-atacante Bernard, que levou uma pancada na cabeça em lance com o volante santista Henrique e caiu no gramado. O jogador também passou bem à noite, não precisou ir ao hospital e voltará para Belo Horizonte.

Como o médico do Atlético Otaviano Oliveira acompanhava Rafael Marques, que foi levado a um hospital, o jogador atleticano foi atendido pelo médico do Santos, Rodrigo Zogaib, que constatou um principio de convulsão no jovem atleta. Ele deixou o jogo, mas foi atendido nos vestiários da Vila Belmiro e recuperou-se rapidamente do problema.

De acordo com o departamento médico do Atlético, Bernard seguirá em observação nos próximos dias e deverá ser poupado de esforços físicos na sexta e no sábado. O jogador também embarcará com o restante do grupo atleticano para Belo Horizonte.

“O Bernard foi uma situação um pouco mais simples, mas está bem, passou a noite bem, está calmo e ficará em observação. É dúvida para o jogo de domingo”, afirmou Otaviano Oliveira.