Topo

Flamengo usa rara folga em agenda de jogos no Brasileiro para definir fuga da degola

Fla terá dez dias entre a vitória sobre o São Paulo e o compromisso contra o Atlético-MG - Bernardo Monteiro/VIPCOMM
Fla terá dez dias entre a vitória sobre o São Paulo e o compromisso contra o Atlético-MG Imagem: Bernardo Monteiro/VIPCOMM

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2012 06h06

O Flamengo está em período raro neste Campeonato Brasileiro. O técnico Dorival Junior iniciou preparação para a partida contra o Atlético-MG após dois dias de folga e ainda tem quase uma semana completa para montar o planejamento de jogo contra um dos postulantes ao título nacional. Este tempo livre para descanso e treinos está longe de ser rotina para o clube rubro-negro, que tentará dar mais um passo para se distanciar dos times que brigam contra o rebaixamento.

FLA VÊ "GUERRA" CONTRA O ATLÉTICO-MG

  • AFP

    O Flamengo vê a partida contra o Atlético-MG como uma grande oportunidade para se desvencilhar de vez da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Apesar de a partida ser somente na próxima quarta-feira, em Minas Gerais, o confronto já é tema dominante no Ninho do Urubu. Uma vitória contra um dos postulantes ao título nacional poderia afastar de forma definitiva o risco de perto da equipe rubro-negra.

Por causa de uma reorganização na tabela da competição, o Flamengo ganhou mais tempo para trabalhar. O jogo contra o time de Ronaldinho Gaúcho, fora de casa, está marcado para as 22h da próxima quarta-feira. Portanto, são dez dias entre a vitória sobre o São Paulo na última rodada do Brasileirão e o compromisso com o Atlético-MG.

O período livre de jogos para o Flamengo só foi maior antes da estreia no campeonato, contra o Sport. Por causa das eliminações precoces na Libertadores e no Estadual do Rio, os jogadores tiveram 27 dias para treinar sob o comando do então técnico Joel Santana.

Dorival Junior teve intervalo parecido para trabalhar o elenco em apenas uma oportunidade desde que foi contratado. E o resultado de nove dias de preparação entre as partidas contra São Paulo e Figueirense foi positivo. No dia 8 de agosto – com seis novidades no time titular –, o Flamengo jogou bem e derrotou o time catarinense por 2 a 0.

Com 40 pontos, o Flamengo ainda fala em fugir da degola. O assunto segue como tema principal nas entrevistas coletivas. De acordo com o site Chance de Gol, equipe que garantir 47 pontos terá praticamente encerrado a possibilidade de ser rebaixada: 0,01% de risco da queda.

Confrontos da 5ª rodada

Mais jogos:
Bela do Flamengo
Bela do Avaí
Bela do Flamengo
Bela do Avaí

“O Flamengo está em situação complicada e tem que fazer a parte dele. Estamos com a corda no pescoço ainda. Nossa situação não está confortável. Temos que acabar o ano de forma digna, são seis jogos. Fizemos muito pouco esse ano. Vivemos esse drama no Brasileiro e temos que vencer”, comentou o goleiro Felipe, após o primeiro da série de treinamentos planejados por Dorival neste período livre de partidas.

Apesar da longa preparação e bom exemplo em jogo contra o Figueirense, o Flamengo usa cautela para analisar as chances que tem contra um time que está na segunda colocação e briga pelo título do Brasileiro. “O Atlético tem a melhor campanha em casa e tem a força do torcedor também. É uma grande equipe em campo, não perdeu ainda. Mas temos a possibilidade de conquistar a vitória lá”, complementou Felipe.