Topo

Em apenas 15 jogos, Neymar ultrapassa marca de 100 faltas sofridas no Brasileiro-2012

Neymar lamenta chance perdida contra o Atlético-GO, quando foi caçado por rivais - Adalberto Marques/Agif
Neymar lamenta chance perdida contra o Atlético-GO, quando foi caçado por rivais Imagem: Adalberto Marques/Agif

Do UOL, em São Paulo

12/11/2012 06h00

Na saída do jogo contra o Atlético-GO, o atacante Neymar reclamou da perseguição dos jogadores adversários, que considerou excessiva. Os números do Brasileiro corroboram seu protesto. Foi justamente nesta partida que o atacante ultrapassou a marca de mais de 100 faltas sofridas no campeonato.

Detalhe: o santista atingiu esse número com apenas 15 partidas jogadas, um número bem menor do que de outros atacantes também caçados no Nacional. Ele esteve boa parte das rodadas com a seleção brasileira.

Mas, quando entrou em campo, sofreu uma média de 6,9 por partida até a 35ª rodada. Neste último jogo, foram cinco faltas cometidas pelo time goiano contra o craque do time nacional. Ou seja, o total atingiu 103 no campeonato.

"Não dá para aturar", afirmou Neymar, ao final do jogo, reclamando ter sofrido pontapés sem bola, joelhadas e outras entradas duras. O técnico Muricy Ramalho também protestou contra a violência do adversário, principalmente por uma entrada em Victor Andrade.

Para se ter uma ideia, apenas outros três jogadores, como Neymar, ultrapassaram a marca de mais de 100 partidas no Brasileiro até a 34ª rodada. Desse, o líder é Kleber, com 112 faltas sofridas. Mas ele atuou por 26 vezes no campeonato. Rhayner, do Náutico, e Romarinho, do Corinthians, também tem já estão com a marca centenária, mas ambos com quase o dobro dos jogos do santista.

O excesso de faltas sobre Neymar gera polêmica desde o início de sua carreira. Adversários alegam que ele se joga muito, e o atacante reclama de ser caçado.

A habilidade do santista é o principal motivo para os ataques dos adversários. Ele também ultrapassou a marca de 100 dribles dados no Brasileiro. Em 15 jogos, conseguiu superar rivais por 112 vezes, uma média de 7,5 por partida.