Topo

R. Marques atinge média de artilheiro e supera sombra de Loco no Botafogo

Rafael Marques comemora gol sobre o Corinthians: o quinto em cinco jogos - Fernando Donasci/UOL
Rafael Marques comemora gol sobre o Corinthians: o quinto em cinco jogos Imagem: Fernando Donasci/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/05/2013 06h09

O fim do jejum de 20 jogos trouxe à tona outro Rafael Marques no Botafogo: o artilheiro. Nas 10 partidas seguintes ao confronto com o Quissamã (quando a escrita acabou), o atacante marcou seis gols, inclusive no empate por 1 a 1 com o Corinthians, na estreia pelo Brasileiro. A média desta nova fase é até mesmo superior a de Loco Abreu, sombra que perturbou o centroavante em seus primeiros meses no Alvinegro.

Rafael Marques balançou as redes em média 0,6 vezes neste período. Em sua passagem pelo Botafogo, Loco Abreu marcou 62 tentos em 106 partidas, uma frequência de 0,58 gol por jogo. O atual titular do ataque alvinegro deixou sua marca nos últimos cinco compromissos que participou pelo Alvinegro. Num deles, fez o gol do título carioca sobre o Fluminense.

O momento como artilheiro foi fundamental para que o jogador superasse o maior entrave para seu sucesso no clube. Como aportou em General Severiano como substituto de Loco Abreu, Rafael Marques viu a pressão para igualar o ídolo alvinegro impedir um melhor relacionamento com as arquibancadas, o que tem conquistado somente agora.

Maior entusiasta e responsável pela contratação de Rafael Marques, o treinador Oswaldo de Oliveira não poupou elogios ao atacante após o empate com o Corinthians no sábado, em pleno Pacaembu. Para o técnico, o centroavante foi o melhor em campo, e não só pelo gol.

“Hoje [sábado], além de marcar o gol, O Rafael Marques foi disparado o melhor do jogo. É só ver o que ele fez e do que participou. As pessoas tem que ver que quando o Seedorf não consegue mais voltar, quem volta é ele. Quando a jogada tem que ser pelo lado, ele vai lá e faz. Nesta partida, além disso, fez o gol. Foi disparado o melhor do jogo”, exaltou o treinador.

 


Se incluídos os jogos em que o atacante esteve em campo em 2013 antes do fim do jejum, a marca continua expressiva. Rafael Marques tem média de 0,5 gols (sete em 14 partidas) por atuação, a maior do elenco nesta temporada. Lodeiro e Seedorf, tem maior número de tentos assinalados, mas participaram de mais confrontos.

“Estou trabalhando para conseguir os gols, mas, mais que isso, quero ajudar a equipe. Estou sendo feliz. Tenho que continuar”, disse Rafael Marques ao canal PFC sobre ter marcado gols nos últimos cinco jogos do Botafogo.

O atacante terá oportunidade de continuar aumentando esta média na quarta-feira, quando o Botafogo encara o Santos pela segunda rodada do Brasileiro. O jogador está confirmado como titular do confronto no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 19h30.