Topo

Demissão de Claudinei já é discutida, mas Santos reitera confiança em público

Técnico Claudinei Oliveira ao lado de Odílio Rodrigues, presidente do Santos - Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
Técnico Claudinei Oliveira ao lado de Odílio Rodrigues, presidente do Santos Imagem: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

12/10/2013 06h00

A opinião do promotor Francisco Cembranelli, membro do Comitê Gestor do Santos, que declarou por meio de sua conta no Facebook, que o  clube precisa de "um treinador com T maiúsculo", não é um conceito isolado entre os dirigentes do clube. O UOL Esporte apurou que a cúpula santista já cogita a demissão de Claudinei Oliveira antes do fim de seu contrato, que termina em dezembro deste ano.

Em público, a diretoria até fala em apoio ao treinador, mas já não esconde que está insatisfeita com a irregularidade do time no Campeonato Brasileiro.

“O Comitê de Gestão, desde o presidente até o oitavo membro é formado por torcedores do Santos. Nenhum de nós esta contente com a irregularidade apresentada nos jogos, com essa falta de regularidade, alguns bons e outros ruins. Não estamos satisfeitos com a resposta, mas o Claudinei é nosso técnico e esse é o nosso elenco. Estamos esperando respostas melhores”, afirmou Odílio Rodrigues, presidente do Santos.

O risco de Claudinei aumentou após a derrota para o Coritiba na última quarta-feira, a segunda consecutiva no Brasileiro. Isso porque o resultado deixou o Santos a quatro pontos da zona do rebaixamento, e a nove do G-4, grupo que garante uma vaga na Copa Libertadores da América de 2014.

O projeto inicial e tratado nas reuniões do grupo é manter Claudinei Oliveira pelo menos até o final do ano, e iniciar a temporada com um treinador mais experiente. Porém, a posição do Santos na tabela de classificação do Brasileiro pode antecipar a troca.

Nos bastidores, parte dos integrantes do Comitê Gestor já apoia a ideia do clube iniciar contatos com outro treinador. Os nomes dos “medalhões” Mano Menezes, Abel Braga e Paulo Autuori, além do jovem Marquinhos Santos, ex-Coritiba, já foram citados em reuniões do Comitê Gestor. Até o nome de Tite chegou a ser comentado nos encontros.

Não é a primeira vez que Claudinei Oliveira corre risco de demissão desde que assumiu o cargo no lugar de Muricy Ramalho. Há cerca de dez dias, entre a derrota para o Atlético-MG e a vitória contra o São Paulo, a saída do treinador ganhou força no Comitê Gestor. No entanto, a equipe santista conquistou uma vitória convincente por 3 a 0 no clássico contra o rival paulista na Vila Belmiro, e a amenizou a situação delicada do técnico.

Segundo o Blog do Perrone, Claudinei Oliveira também é pivô de uma disputa entre conselheiros do Santos nascidos na cidade e colegas que vivem na capital.

Parte dos conselheiros de São Paulo está em campanha para que o treinador seja substituído. Se não for agora, que seja no final da temporada. Acontece que Claudinei saiu das categorias de base para o time principal com apoio de uma corrente do Conselho formada por cartolas da cidade, que apóiam a permanência do técnico revelado pelo clube.