Topo

CBF confirma aumento em limite de estrangeiros para próxima temporada

Além de Vargas (f), o Grêmio ainda tem Barcos, Maxi e Riveros como estrangeiros no elenco - Lucas Uebel/Preview.com
Além de Vargas (f), o Grêmio ainda tem Barcos, Maxi e Riveros como estrangeiros no elenco Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre

06/12/2013 19h20

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em seu site oficial nesta sexta-feira o Regulamento Geral de Competições para 2014. A principal alteração foi a ampliação na cota de estrangeiros por time de três para cinco. O aumento era pleito de vários times brasileiros.

O líder no pedido para aumentar o limite de estrangeiros foi o Grêmio. Em seu site oficial, o clube gaúcho comemorou a conquista de mais dois 'gringos' em campo.

"Houve um pleito formal do clube em relação a isso e o Grêmio recebe com muita satisfação essa notícia porque abre uma possibilidade muito interessante em um mercado no qual nós atuamos há algum tempo. É importante pela abertura de mercado, pelo fato de o presidente Fábio Koff ser um dirigente de muita influência, pela mobilização do nosso jurídico acerca do tema e para o Departamento de Futebol que, desde o início, levantou essa bandeira. Além disso, essa possibilidade vai abrir um debate e um mercado para nossos jogadores no exterior", disse o diretor executivo de futebol Rui Costa.

Além do Grêmio, Vitória, Internacional e Cruzeiro também sofriam com o limite de três estrangeiros em campo por partida, vigente até esta temporada.

Outra novidade no Regulamento Geral de Competições é a volta das punições com partidas disputadas com portões fechados. Diferente deste ano em que o clube que perdesse o mando teria necessariamente que atuar em outro estádio.

O documento divulgado nesta sexta rege as competições organizadas pela CBF no próximo ano. É diferente, por exemplo, do que vale para Libertadores, regida pela Conmebol, em que a presença de jogadores estrangeiros é livre.