Topo

Ex-vereador flagrado em briga alega razões pessoais e deixa cargo no PR

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

10/12/2013 20h28

Flagrado na briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, no último domingo, na Arena Joinville, o ex-vereador Juliano Borghetti (PR) pediu demissão do cargo que ele ocupava na PR Projetos, entidade vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado do Paraná. Ele apresentou a decisão nesta terça-feira, em carta endereçada ao governador Beto Richa (PSDB), e alegou “razões pessoais”.

Richa, que não chegou a encontrar com Borghetti nos últimos dias, acatou o pedido de demissão e já determinou a publicação do decreto de exoneração. Isso deve acontecer até o início da tarde de quarta-feira.

Borghetti foi vereador de Curitiba entre 2009 e 2012. Ele foi um dos autores de um projeto de lei que atribui aos clubes a responsabilidade de identificação de torcedores em estádios de futebol da capital paranaense.

Neste ano, no dia 27 de novembro, o ex-vereador já havia se envolvido em uma polêmica envolvendo futebol. Ele foi flagrado urinando em uma rua do Rio de Janeiro, onde o Atlético-PR jogou contra o Flamengo pela decisão da Copa do Brasil.

Entretanto, a situação mais problemática aconteceu no domingo. Torcedores de Atlético-PR e Vasco criaram grande tumulto na Arena Joinville, em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e o ex-vereador foi flagrado no tumulto.

No dia seguinte, em nota, Borghetti disse que o que aconteceu no domingo foi um episódio isolado: “Já estive em diversas cidades do Brasil e fora do país e nunca estive envolvido em nenhum episódio de violência”.

Depois da passagem pela Câmara Municipal de Curitiba, ele havia assumido a superintendência da Ecoparaná, entidade ligada à Secretaria Estadual de Turismo. Há cerca de 30 dias, o órgão foi realocado no Planejamento e recebeu o nome de Paraná Projeto.

O governo do Paraná ainda não definiu como será o processo de substituição de Borghetti na Paraná Projeto. É provável que isso só seja resolvido em dez ou 15 dias.