Julgamentos podem até rebaixar Flamengo; veja possível tabela com "tapetão"
A classificação do Brasileirão de 2013 pode ser alterada drasticamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), salvando dois times rebaixados (Vasco e Fluminense) e jogando para a Série B o Flamengo e a Portuguesa. Isso só será possível com o cenário improvável de os três julgamentos a serem realizados modificarem a pontuação dos resultados que ocorreram dentro de campo.
Para essa situação ocorrer, Flamengo e Portuguesa teriam que ser punidos com a perda de quatro pontos, e o Vasco ficar com os três pontos da partida contra o Atlético-PR, que ficaria sem a vitória e perderia a vaga direta para a Libertadores, mas de todos os processos, esse é o mais complicado de acontecer.
Os casos da Lusa e do rubro-negro já estão nas mãos da procuradoria, enquanto o pedido do Vasco será feito ainda nesta quarta. A diretoria de competições da CBF fez a comunicação à Justiça Desportiva sobre as questões de Portuguesa e Flamengo. A informação foi confirmada pelo diretor de competições da confederação Virgílio Elíseo.
O STJD pode punir a Portuguesa e Flamengo por escalarem jogadores de forma irregular na última rodada do Brasileirão, no domingo. Além disso, pode dar ao Vasco os pontos da partida contra o clube paranaense, que ficou mais de uma hora paralisada por causa de uma briga de torcida. Assim, dependendo do resultado do "tapetão", Flamengo e Portuguesa podem ocupar os lugares de Vasco e Fluminense na Série B do ano que vem.
"A CBF deve encaminhar um comunicado de irregularidades. O caso do Flamengo e o caso da Portuguesa", disse Paulo Schmidt ao programa Globo Esporte, da TV Globo
A Lusa será julgada pela escalação irregular do meia Heverton contra o Grêmio. O jogador foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na sexta-feira por dois jogos após ser expulso na partida contra o Bahia. Ele já havia cumprido um jogo contra a Ponte Preta, mas entrou em campo no domingo contra o Grêmio, aos 32min do segundo tempo. Caso o tribunal acate e julgue procedente a denúncia, a Portuguesa perderia três pontos pelo erro e mais o ponto (um) da partida em questão – empate por 0 a 0.
De acordo com a Lusa, Heverton só foi escalado na partida diante do Grêmio porque o advogado que a defendeu informou que a suspensão do atleta seria de apenas uma partida, já cumprida.
Outro jogador suspenso na sexta-feira que atuou no fim de semana foi André Santos, do Flamengo. O jogador foi julgado pela expulsão na final da Copa do Brasil e pegou um jogo de gancho. No entendimento do Flamengo, André Santos tinha condições de jogo porque deveria cumprir a suspensão na Copa do Brasil de 2014, e não no Brasileirão de 2013. O caso também será analisado pelo STJD e é similar ao da Portuguesa: caso seja punido, o time rubro-negro perde quatro pontos.
Um time rebaixado que tenta mudar sua situação pelos tribunais é o Vasco. A diretoria deve recorrer nesta quarta-feira ao STJD para tentar ganhar os pontos da partida contra o Atlético-PR e, com isso, anular o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
O clube primeiro alegou que o tempo de paralisação por causa da briga generalizada nas arquibancadas da Arena Joinville foi superior ao que determina o regulamento. Mas, agora, a estratégia é apontar falta de segurança.
Se obtiver sucesso, o time cruzmaltino ganha três pontos, enquanto a equipe paranaense perde os três que conseguiu pelo triunfo. Caso isso ocorra, a equipe de Curitiba cairia para a quarta colocação, que hoje é ocupada pelo Botafogo e não dá vaga garantida para a Libertadores da América. O quarto lugar do Nacional só vai disputar o torneio sul-americano, em sua fase preliminar, se a Ponte Preta perder a final da Sul-Americana para o Lanus, da Argentina, na quarta.
No cenário mais improvável, em que todos os três julgamentos modifiquem o que ocorreu em campo, o Flamengo seria rebaixado junto com a Portuguesa, enquanto Vasco e Fluminense seriam salvos. Para essa situação ocorrer, Flamengo e Portuguesa teriam que ser punidos com a perda de quatro pontos, e o Vasco ficar com os três pontos da partida contra o Atlético-PR, que ficaria sem a vitória e perderia a vaga direta para a Libertadores.
586 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
O Fluminense vai impugnar o LANÚS para ser proclamado campeão da Sul Americana.
P/ ecosistema1 É..Graças a "máfia do Vaticano" nós conhecemos a civilização...O Vaticano, aliás, criou essa coisa nojenta chamada UNIVERSIDADE.. Graças ao Vaticano hoje tem-se umacivilização denominada OCIDENTAL que priva pela coisa nojenta chamadadecocracia (AO CONTRARIO DO PT)..Graças ao Vaticano, preservamos milhoes de vidas no ocidente...Grças ao Vaticano temos umacoisa NOJENTA chamada CIENCIA que foi desenvolvida à partir de escolas criadas por esta instituição...Graças ao Vaticano, mais de 250 milhôes de vidas foram preservada no ocidente (ESSE É O NUMERO DE VIDAS CEIFADAS PELA FILOSOFIA COMUNA ORIENTAL ADOTADA PELOS CASTRO E PELO PT).. Realmente esta máfia, QUE ZELA PELO AMOR E PELA CARIDADE (COISAS NOJENTAS NA TUA VISÃO) UE DESENVOLVEU A CIENCIA, ASTRONOMIA, MEDICIDA, COMUNICAÇÃO, FAZNDO CO QUE NÃO SEJAMOS SELVAGENS COMO OS COMUNISTAS, deveria ser extinta (não creio que analfabetos funcionais e idiotas úteis entendam minha escrita)