Topo

Brigão vascaíno de Joinville já não está mais preso e até curtiu Carnaval

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/03/2014 06h10

Preso no dia 8 de dezembro de 2013 por ter se envolvido na briga generalizada na Arena Joinville, no jogo entre Vasco e Atlético-PR, válido pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o vascaíno Jonathan Fernandes do Santos passou um Carnaval animado. 

Em 27 de fevereiro, dois dias antes da festividade, ele conseguiu a revogação do pedido de prisão preventiva, o que o fez deixar, no dia seguinte, a Penitenciária Industrial, situada na cidade catarinense. 

Com a decisão, o rapaz, que é um dos líderes da organizada Força Jovem, poderá responder o processo em liberdade. Ele tem uma audiência marcada para 13 de março.
No documento de expedição de soltura de Jonathan, a juíza da 1ª Vara Criminal de Joinville, Karen Francis Schubert Reimer, destacou que houve uma nova análise dos vídeos da confusão: “reavaliando os vídeos que constam nos autos, observo que a conduta do referido denunciado parece não ter extrapolado os limites da norma penal.”

Advogado do vascaíno, Rogério Rayol revelou sua estratégia, destacando supostas faltas de provas com relação a um dos crimes em que seu cliente foi acusado, o de tentativa de homicídio.

“Eu pedi que ocorresse uma perícia nas imagens da confusão. Não existem provas suficientes de que o Jonathan estava praticando uma tentativa de homicídio”, declarou Rogério Rayol ao UOL Esporte.

Jonathan Fernandes dos Santos já está de volta ao Rio de Janeiro, mas terá que cumprir algumas medidas judiciais, como não se ausentar por mais de oito dias da capital carioca sem autorização, estar proibido de ir a jogos de futebol  (sendo obrigado a comparecer à delegacia duas horas antes e duas depois de partidas envolvendo Vasco e Atlético-PR) e manter uma distância de até 500 metros de qualquer evento esportivo.

Ainda na decisão da juíza Karen Francis Schubert Reimer há a conclusão de que “a soltura do acusado não colocará em risco a coletividade, a instrução criminal e a aplicação da lei penal.”

O vascaíno foi um dos três primeiros presos no mesmo dia da barbárie. Com ele também foram apreendidos Leone Mendes da Silva, visto nas imagens agredindo atleticanos com uma barra de ferro, e Arthur Barcelos de Lima. Os últimos dois, porém, seguem na Penitenciária Industrial.

A Força Jovem do Vasco, organizada em que Jonathan é integrante, foi punida com a suspensão por um ano dos estádios no Brasil em virtude desta briga generalizada.

CONFIRA O DESPACHO DA JUÍZA KAREN REIMER QUE LIBERTOU JONATHAN

  • Reprodução/TJSC

    Decisão da Juíza Karen Reimer foi expedida no último dia 27 de fevereiro, em Joinville