Topo

Com chegada de Manoel, Cruzeiro passa a ter melhor zaga do Brasileirão 2013

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

05/06/2014 06h00

Embora tenha Dedé e Bruno Rodrigo como titulares absolutos da defesa, o Cruzeiro não se acomodou e foi ao mercado contratar o zagueiro Manoel, que foi anunciado de forma oficial na última quarta-feira. Com a chegada do defensor, o time celeste passa a ter uma defesa bastante badalada com os dois melhores zagueiros do último Brasileirão.

Campeão Brasileiro de 2013, o Cruzeiro emplacou quatro jogadores na seleção da competição: o goleiro Fábio, o volante Nilton, o meia Everton Ribeiro, que também foi eleito o craque do torneio, e o zagueiro Dedé. E quem formou a defesa da seleção feita pela CBF ao lado do cruzeirense foi justamente o zagueiro Manoel.

Se Dedé se destacou na campanha tricampeonato brasileiro, Manoel foi um dos pilares do time paranaense na conquista de uma vaga na Libertadores desta temporada. Com um desempenho surpreendente, o time de Vagner Mancini terminou na terceira colocação do Brasileirão e voltou ao torneio continental depois de nove anos. Porém, a equipe caiu ainda na primeira fase da competição sul-americana.

Após a eliminação precoce, ele foi afastado pela diretoria e entrou em litígio com o clube. Tentou até a rescisão contratual na Justiça, mas foi reintegrado na última semana e saiu de forma ‘amigável’ na transferência para o Cruzeiro. Ele chega cheio de expectativa a Belo Horizonte. “Estou muito feliz e tranquilo pela escolha do Cruzeiro. Agora é aguardar o momento de conhecer e treinar com os novos companheiros, já pensando em títulos”, disse.

Os jogadores celestes também teceram elogios ao novo companheiro e mostraram expectativa com a sua chegada. “Excelente zagueiro. Ano passado foi um dos destaques na posição. O Cruzeiro vai se fortalecer ainda mais, e no Campeonato Brasileiro é importante ter um elenco forte. O Cruzeiro está de parabéns pela concentração e está bem servido na posição”, disse o meia-atacante Everton Ribeiro, que travou duelos com Manoel nos tempos de Coritiba.

 

Até mesmo o zagueiro Léo, que vê a concorrência no setor ficar ainda maior, elogiou a nova contratação celeste. “Pelo que a gente tem observado nos jogos, é um jogador de bom nível, jogador que vem para nos ajudar, colaborar também, é bom que chegue para fortalecer ainda mais o grupo e a gente possa conquistar os objetivos”, afirmou Léo.

Por outro lado, a chegada de Manoel, que se torna o sexto zagueiro do elenco, também pode ser um indício de saída de algum defensor. O zagueiro Dedé é constantemente alvo de sondagens de clubes estrangeiros, mas no momento ainda não há uma proposta oficial. A diretoria também garante que não fez a contratação com o objetivo de repor possível perda.

No momento, Dedé está contundido e deve retornar aos treinamentos apenas no meio de junho. Ainda há uma indefinição quanto a sua participação durante a intertemporada nos Estados Unidos. E caso ele seja negociado até lá, aí o técnico Marcelo Oliveira não teria nem mesmo a oportunidade de escalar a zaga da seleção do Brasileirão.

Mas outra possibilidade de saída é o jovem Wallace. O defensor, que é agenciado pela mesma empresa que gerencia a carreira de Cristiano Ronaldo, começa a ter o nome especulado na Europa. Ele está na mira de grandes clubes do velho continente, como Môaco, da França, Valencia, da Espanha, e Liverpool, da Inglaterra.