Topo

Levir dá voto de confiança ao grupo e abole concentração no Atlético-MG

Levir Culpi disse que deixará o clube decisão de não se concentrar der errado no Atlético - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Levir Culpi disse que deixará o clube decisão de não se concentrar der errado no Atlético Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

01/08/2014 19h00

A preparação do Atlético-MG para o duelo com o xará Atlético-PR, domingo, às 18h30, no Independência, pela 13ª rodada do Brasileirão, terá uma novidade. O técnico Levir Culpi anunciou que está abolida a tradicional concentração dos atletas para jogos na capital mineira.

O treinador disse, em entrevista coletiva, que dará um voto de confiança aos jogadores. Porém, caso não haja retorno por parte dos atletas, ele deixará o cargo. 

“Estamos tirando a concentração dos jogadores, que só terão que se apresentar aqui no domingo para jogar. É uma troca, uma reciprocidade de profissionalismo. Vamos ver como isso acontece. Porque se não houver essa reciprocidade, quem sai sou eu”, observou Levir Culpi.

Os atletas alvinegros treinarão no sábado, na Cidade do Galo, e serão liberados pela comissão técnica. A reapresentação dos jogadores relacionados para o confronto acontecerá às 11h de domingo.

“Ninguém gosta de concentrar. Você vir treinar e dormir com a sua família é muito melhor. Muito melhor do que dormir 30 homens juntos aqui. Temos que tomar muito cuidado, porque os meninos são jovens, pensam coisas diferentes da gente e podem ser levados a um erro ou outro. Vamos ver se o grupo está fechado ou não”, afirmou Levir Culpi.

A decisão, segundo Levir, de abolir a concentração foi dele. O fato é pouco utilizado no Brasil, mas comum na Europa. Porém, se a escolha não der certo, o comandante promete deixar o Atlético.  “Vejo muita cobrança, o futebol brasileiro tem de evoluir, tem de acompanhar o que é feito lá fora. Lá fora é feito isso, na Europa, no Japão. Nos jogos em casa eles se apresentam. Eles têm que estar em casa. Não podem estar na noite, é muito profissional isso”, explicou.

“Se não conseguirmos esta união, entendimento entre a comissão técnica e jogadores, é porque no futebol brasileiro não existe chance de evoluir. A mudança tem de partir de cima para baixo e está partindo de mim. A decisão foi absolutamente minha. O Maluf (Eduardo, diretor de futebol) é contrário, não vê dessa maneira. Ou a gente consegue mudar essa situação e colocar na cabeça do jogador o que ele precisa fazer ou se eles não entenderem isso, aqui não é lugar para mim”, acrescentou Levir.

O treinador pediu profissionalismo para os comandados. “Alguns tentaram e não conseguiram. Mas é problema de falta de educação no Brasil inteiro. Com entendimento pode acontecer, pode dar certo. O Inter, parece que está usando esta maneira. No Atlético agora vai acontecer assim”, disse o treinador.

“Jogador tem de estar em casa, só não vai estar na concentração. Pessoal vai sair e jantar com a família, vai tomar uma taça de vinho, não vai tomar garrafão de vinho. Vai aproveitar e vai para a casa com a família. Claro, que se houver excesso todo mundo vai ficar sabendo, os jogadores ficarão sabendo, mas acho que vai dar certo, tenho confiança no grupo, se não tiver, eu vou embora”, acrescentou Levir.