Topo

Grêmio vence Fla e impede marca rival em jogo com protestos antirracismo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/09/2014 20h22

Em um jogo marcado pelos protestos antirracismo da torcida do Flamengo por conta dos atos de parte dos gremistas contra o goleiro Aranha, do Santos, o Tricolor Gaúcho não caiu nas provocações e calou o Maracanã lotado no final do compromisso deste sábado. O time venceu por 1 a 0 - gol de Luan - e impediu o sexto triunfo consecutivo do Rubro-negro. Feito que faria os comandados de Vanderlei Luxemburgo repetirem a performance da Geração Zico no número de vitórias nos anos de 1978 e 1982 pelo Campeonato Brasileiro.

O resultado levou os gaúchos para a 5ª posição, com 31 pontos. A equipe de Felipão encara o Atlético-PR, quarta-feira, às 19h30, na Arena do Grêmio. Já os cariocas estão em 10º lugar, com 25 pontos. O time enfrenta o Goiás, quarta-feira, às 22h, na Arena Pantanal.

Fases do jogo: Antes do início da partida, os torcedores do Flamengo provocaram os gremistas com gritos de “racista” e um tumulto foi neutralizado pela cavalaria da Polícia Militar na parte externa do estádio. Os rubro-negros levaram cartazes e alguns até usaram máscaras de macaco. Com a bola rolando, os times mostraram-se afobados nos primeiros minutos e sem a criação de oportunidades claras. O Grêmio arriscou chutes de fora através de Fellipe Bastos.

Os visitantes melhoraram com o passar do tempo e dominaram o setor de meio de campo. O Flamengo teve dificuldades para trocar passes e irritou a torcida em alguns momentos. O Tricolor Gaúcho não converteu o predomínio em vantagem e os times foram para os vestiários com o empate sem gols. O destaque da primeira etapa foi a espetacular defesa de Paulo Victor em chute por cobertura de Giuliano.

O Flamengo voltou melhor para o segundo tempo e passou a pressionar o Grêmio com o apoio da torcida. Mas o Tricolor Gaúcho permaneceu bem postado e continuou levando perigo nos contra-ataques. O confronto caminhava para o empate. Mas aos 46min Luan aproveitou a pane da zaga rubro-negra, entrou na área e decretou o triunfo gremista.

O melhor: Fellipe Bastos - O volante do Grêmio comandou o meio de campo gaúcho e levou perigo nos conhecidos chutes de fora da área.

O pior: Mugni  - O meia do Flamengo pouco criou e teve dificuldades para desempenhar o seu papel. Foi substituído por Gabriel no segundo tempo.

Chave do jogo: Os times esbarraram na falta de qualidade, principalmente na criação de jogadas.

Para lembrar: O público de 51.858 pagantes de Flamengo x Grêmio é o maior do Campeonato Brasileiro de 2014. A partida superou o duelo entre São Paulo e Criciúma - 46.512 pagantes no empate por 1 a 1 pela 13ª rodada.

FLAMENGO 0 X 1 GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO)
Renda: R$ 1.756.965,00
Público: 51.858 pagantes; 59.680 presentes
Cartões amarelos: Amaral (Flamengo); Walace e Fellipe Bastos (Grêmio)
Gol: Luan, aos 46min do segundo tempo

FLAMENGO
Paulo Victor; Leo Moura, Marcelo, Chicão e João Paulo; Recife (Amaral), Márcio Araújo, Canteros e Mugni (Gabriel); Arthur (Eduardo da Silva) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Matheus Biteco e Fellipe Bastos; Dudu, Giuliano (Fernandinho) e Lucas Coelho (Luan)
Técnico: Luiz Felipe Scolari